Como Escolher O Jatinho Mais Adequado Ao Seu Voo?

Fretamentos / Como Escolher O Jatinho Mais Adequado Ao Seu Voo?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Ao acessar o nosso site ou a nossa plataforma mobile para Android ou iOS você, nosso cliente, certamente já reparou nos diversos modelos de aeronaves que a Flapper oferece para a sua viagem de lazer ou negócios. Diversas opções de modelos totalmente confortáveis e confiáveis podem ser reservados com muita praticidade quase instantâneamente. Desde bimotores com motores à pistão, ideais para alcançar os aeroportos mais remotos, aos jatos executivos intercontinentais, o nosso portfólio é pensado para atendê-lo sob medida em todas as suas demandas.

A aviação é feita de escolhas que unem diversos fatores específicos, sendo os mais importantes: tempo, custo e versatilidade. Por isso, unir estes três principais aspectos torna-se fator preponderante no momento de escolher qual a aeronave mais adequada para cada tipo de voo. Nesse sentido, quando a escolha não se restringe apenas às questões de preferência pessoal, uma ampla gama de opções ficam disponíveis. Queremos lhe auxiliar na sua escolha: através das dezenas de possibilidades oferecidas pela Flapper, vamos conhecer alguns dos principais modelos de aviões à sua disposição e como eles podem ser encaixados nas suas necessidades?

Turbo-Hélice Versus Jatos: Qual é o Mais Rápido?

Apesar de genérica, em um primeiro momento a melhor resposta para essa pergunta é: depende. Portanto, para que façamos uma comparação justa e mais alinhada à realidade, iremos comparar duas aeronaves altamente experimentadas e consagradas na aviação executiva, o turbo-hélice Beechcraft King Air B200 e o jato leve Embraer Phenom 100.

Considerando um voo entre Curitiba (Aeroporto do Bacacheri – SBBI) e São Paulo (Aeroporto de Congonhas – SBSP), um voo cuja distância total considerados todos os procedimentos de subida, cruzeiro e descida é de 390km, temos dois cenários:

  • Beechcraft King Air B200 : O grande trunfo da família King Air, o mais versátil e robusto turbo-hélice executivo da história, é a junção de uma cabine confortável e pressurizada à uma velocidade de cruzeiro única em sua categoria. Por isso, muitos operadores de táxi-aéreo possuem unidades destas aeronaves em sua frota, permitindo oferecer capacidade de operação na maioria dos aeroportos brasileiros. Voando na rota entre Curitiba e São Paulo  a uma altitude de 21.000 pés com uma velocidade de cruzeiro de 550km/h, a viagem a bordo do “rei dos ares” terá uma duração de 53 minutos.
  • Embraer Phenom 100 : O brasileiríssimo Phenom 100, projeto nascido em nosso país e aceito com grande sucesso em todo o mundo, consolidou-se como uma das melhores opções de jatos executivos leves na aviação executiva. Pensado para atender tanto grandes aeroportos em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires como cidades de tamanho médio com aeroportos de menor porte, como Passo Fundo (RS), Campina Grande (PB) ou Sinop (MT), une a rapidez de uma aeronave à jato com a versatilidade tão almejada por quem necessita da aviação executiva. No voo entre Curitiba e São Paulo  a bordo do pequeno jato da Embraer, em uma altitude de 27.000 pés e velocidade de cruzeiro de 700 km/h, o voo terá duração de 41 minutos.

Assim sendo, vemos que em determinadas etapas de curta duração, não existem grandes vantagens no fator tempo que oferecem enorme vantagem competitiva entre uma aeronave a jato e um turbo-hélice de alto desempenho. Uma diferença de 12 minutos para um mesmo voo, com a mesma distância e os mesmos requisitos operacionais dá ao King Air B200 o troféu no quesito custo-benefício. Para os passageiros, não existem diferenças significativas entre as duas aeronaves. Ambas contam com uma cabine moderna, muito confortável com baixo nível de ruído e assentos na disposição “Club Seat”, além da comodidade da cabine pressurizada.

Nesse sentido, a utilização de um jato passa a ser vantajosa quando analisamos o voo em etapas de maior duração. Em um voo realizado entre Curitiba (Aeroporto do Bacacheri) e o aeroporto internacional de Brasília (SBBR), a diferença no tempo da viagem passa a ser mais expressiva. Considerando uma distância de 1.500km entre as duas capitais e todos os procedimentos de subida, cruzeiro e descida nos voos, o King Air B200  cumprirá a rota em 2h25, voando a 30.000 pés com uma velocidade de cruzeiro de 650 km/h. Já o Phenom 100  fará a mesma rota em 1h39min, voando a 41.000 pés, voando a 750 km/h.

Nesse caso, considerando os quesitos tempo e distância de viagem, o Phenom 100 mostra-se o modelo mais adequado.

Escolhendo a Sua Aeronave Através das Plataformas da Flapper

Agora que já entendemos as principais diferenças entre o voo entre aeronaves turbo-hélices e a jato, iremos te ajudar a fazer a melhor escolha entre as aeronaves que disponibilizamos em nossas plataformas, nos diferentes cenários que ilustrarão como a sua decisão poderá ser tomada.

  • Cenário 1: Trata-se de um voo entre São Paulo (Aeroporto Campo de Marte) e São João da Boa Vista, no interior do estado de São Paulo, cidade próxima à divisa com o estado de Minas Gerais. Para essa viagem, oferecemos os mais variados tipos de aeronaves, de bimotores a pistão, a jatos executivos leves. Porém, considerando a distância da viagem e a proximidade das duas cidades, o fator custo-benefício se sobrepõe ao tempo da viagem. Por isso, as melhores escolhas recaem no Cessna C208 Grand Caravan ou no Beechcraft King Air B200 . Ambos são capazes de oferecer uma viagem segura, confortável e adequada ao tipo de voo.
  • Cenário 3: Iremos, agora, considerar um voo entre Porto Alegre (aeroporto internacional Salgado Filho) e Manaus (aeroporto internacional Eduardo Gomes). Nesse tipo de voo, para que a operação sem escalas possa ser efetuada, o leque de opções passa a ser restrito apenas entre jatos. Porém, ainda que a diferença de tempo de voo seja muito pequena, o fator conforto e disponibilidade de espaço para bagagens será muito importante na escolha. Temos, então, duas excelentes opções: o Hawker 850XP, com plena capacidade de operação entre as duas capitais, e o Embraer Legacy 600,  jato derivado da mundialmente famosa linha de jatos Embraer Regional Jet (ERJ). Tendo o Hawker 850XP uma cabine moderna, porém com menor número de assentos frente o jato da Embraer, além de termos no Legacy 600 uma cabine mais ampla para a realização de negócios ou para maior conforto de uma família, a escolha sensata fica ao Embraer Legacy 600.

Como mostramos, a escolha do melhor avião para a sua viagem passa por vários fatores. É exatamente por isso que a Flapper dispõe de uma ampla gama de opções, pensando sempre na sua comodidade e no tipo de viagem desejada. Nos nossos canais você, nosso cliente, poderá não apenas consultar as opções disponíveis para a sua viagem como verá também todos os detalhes técnicos de cada avião, como: alcance, capacidade de passageiros, espaço para bagagens, disponibilidade de internet e sistema de entretenimento, além de outros detalhes importantes. Temos, orgulhosamente, a mais completa plataforma de fretamento de aeronaves executivas da América Latina.

Our Services: Fretamentos

See also

  • Quais são as empresas de táxis aéreos disponíveis no Brasil?

    See post
  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post