Quais Foram os Jatos Executivos Mais Vendidos do Mundo Durante a Pandemia?

Fretamentos / Quais Foram os Jatos Executivos Mais Vendidos do Mundo Durante a Pandemia?

Mudar idioma: pt-brPortuguês

Após um longo período de dificuldades para a aviação por conta da pandemia de Covid-19, o mercado vem se recuperando paulatinamente em suas diferentes frentes. Não só as reservas e viagens executivas e comerciais crescem a cada mês, como o mercado de compra de aeronaves tem se reaquecido a nível global. 

Segundo a Associação de Fabricantes da Aviação Geral (Gama, na sigla em inglês), até o terceiro trimestre de 2021, 438 jatos foram entregues globalmente – e a expectativa é que o número cresça no último trimestre, ainda a ser divulgado. 

A retomada da demanda tem resultado, inclusive, em filas maiores e dificuldades em encontrar opções de jatos novos no mercado. Como efeito colateral, o compartilhamento e o fretamento de jatos têm crescido e o investimento em uma aeronave usada tem sido maior do que de costume. 

Nesse cenário, quais têm sido os modelos de jatos executivos mais vendidos do mundo? Analisamos o último balanço da Gama e te trouxemos a lista. Confira abaixo.

Quais São os Jatos Executivos Mais Vendidos

Gulfstream 500 / 600 / 650 / 650ER

A Gulfstream aparece no topo da lista com dois modelos de ultralongo alcance: o G500/600 e o G650/650ER. A primeira versão privilegia um design cleansheet e é um dos jatos mais avançados tecnologicamente do mercado. Com modernos motores PW800, o jato tem desempenho aprimorado e emissões de carbono reduzidas. Sua cabine é alta e ampla, enquanto a cauda e a asa são baixas, o que oferece um visual único e moderno. O interior é luxuoso, silencioso e muito iluminado (são 14 janelas!). Pode comportar até 19 passageiros ou mesmo oito camas. 

O G650 acompanha seu irmão quanto o assunto é tecnologia de ponta. Além disso, essa versão voa ainda mais rápido e mais longe, fazendo voos intercontinentais sem necessidade de reabastecimento. Comporta o mesmo número de passageiros ou camas, mas possui ainda mais janelas (16), proporcionando luz abundante em seu interior. Seu sistema de oxigênio é reabastecido a cada dois minutos e um sistema de visão avançado ajuda o piloto a responder rapidamente às alterações nas condições de luz. 

Cessna Citation CJ3 / CJ4

Outra fabricante estadunidense vem a seguir com dois modelos combinados. O Citation CJ3 incorpora tudo o que é valorizado nos modelos Cessna: velocidade, interior espaçoso e visual. Seu layout econômico é perfeito para viagens corporativas de curto e médio alcance. O jato está equipado com lavatório, sistema de entretenimento, cabine silenciosa, poltronas de couro, mesas dobráveis, frigobar e muito mais. Seus aviônicos avançados, que incluem o sistema Garmin 3000, elevam sua segurança e eficiência. 

Já o CJ4 é tudo isso e mais um pouco. Seu exterior é mais elegante do que os irmãos da família Cessna, o que faz dele o preferido dos clientes VIP. Suas janelas são maiores e a cabine mais longa garante mais conforto e espaço para as pernas. Sua velocidade de cruzeiro de cerca de 340 km/h o posiciona como um dos jatos mais competitivos do segmento. 

Bombardier Global Express / 7500

A seguir, os canadenses da Bombardier aparecem como destaque nas vendas do Global Express (e suas variações 5000/5500/6000/6500) e do Global 7500. O Global Express foi um marco para as aeronaves de ultralongo alcance, revolucionando o mercado com a sua cabine extremamente confortável e um desempenho invejável. Seu perfil supercrítico e o design de asas exclusivo permitem grande alcance sem inviabilizar a operação em pistas curtas, transformando a experiência de decolagem e de aproximação em baixas velocidades. No modelo 7500, o Global tem uma cabine 20% maior, dividida em quatro seções, que permitem até oito camas, além de uma zona destinado ao descanso dos tripulantes. É considerado um dos maiores e mais confortáveis e luxuosos jatos já construídos. 

Cirrus Vision SF50

Também conhecida como VisionJet, essa aeronave é notável por sua versatilidade para viagens de lazer e negócios, já tendo sido, inclusive, o modelo mais vendido do mundo. Trata-se de um monomotor muito leve que comporta até seis passageiros e tem como tripulação apenas o piloto. Possui um sistema de paraquedas balístico para uso em caso de emergências ou problemas técnicos. Tem aviônicos avançados da Garmin, inclusive com um sistema chamado “Safe Return”, que permite que um passageiro pouse a aeronave em segurança de seu próprio assento – basta que o passageiro da parte da frente ou o próprio piloto o acionem com um botão.

Embraer Phenom 300

Desenvolvido a partir do consagrado modelo 100, o Phenom 300 é mais rápido, mais espaçoso e mais econômico do que seu antecessor. Este jato brasileiro é fruto do design inovador da Embraer e de uma construção meticulosa. Suas cabines são amplas e iluminadas, tornando-se um novo padrão para voos executivos de curta e média distância. Também é comercializado na versão 300E, que possui interior redesenhado, novos aviônicos Garmin e outros aprimoramentos. 

Pilatus PC-24

Produzido na Suíça, este é considerado o primeiro jato do mundo projetado para decolar e pousar em pistas sem vaporização e faixas de grama. Esta capacidade única do PC-24 permite o pouso em mais de 20 mil pistas ao redor do mundo, muitas das quais não seriam acessíveis para outros jatos. Não à toa, é considerado como o primeiro jato “super versátil” do planeta. Sua porta de carga permite descarregar facilmente bagagens e cargas pesadas, enquanto sua cabine ampla acomoda confortavelmente até oito passageiros – em um duplo club seating.

Our Services: Fretamentos

See also

  • É seguro voar em um avião pequeno?

    See post
  • Relato de voo: Brasilía – Punta del Este

    See post
  • Flapper ganha seu primeiro prêmio de tecnologia e processos de gestão

    See post