Arremetida: Por Que Ela é Necessária?

Fretamentos / Arremetida: Por Que Ela é Necessária?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês

Frequentemente vemos em diversos portais de notícias e redes sociais, manchetes que anunciam arremetidas de aeronaves, sejam elas da aviação regular ou executiva, em aeroportos espalhados no Brasil ou no mundo. A partir disso, criou-se no imaginário coletivo que a arremetida, segundos antes do pouso, é um procedimento arriscado e potencialmente perigoso ao voo.

Queremos que a sua viagem seja a mais segura e agradável possível. Por isso, iremos explicar por quais razões a arremetida acontece, assim como por que esse procedimento é extremamente seguro, controlado sendo totalmente voltado à preservação dos mais elevados níveis de segurança da aviação.

Formação dos Pilotos: Arremetidas Desde o Princípio

Logo que ingressam em um aeroclube ou escola de aviação para iniciarem o treinamento prático , com o objetivo de obter a licença de piloto privado, seguido por a de piloto comercial, os alunos-pilotos vivenciam em cada lição de voo, os mais variados cenários a serem enfrentados no dia a dia da profissão. Com isso, é possível sentir na prática cada reação ou movimento da aeronave, observando como as leis da física atuam diretamente no comportamento do voo. Logo no início dessa formação, quando o aluno ainda possui cerca de 10 horas de voo totais, é iniciada uma etapa chamada de TGL — sigla para Touch-and-Go Landing, ou Toque e Arremetida.

Essa manobra, repetida ao longo de cerca de 15 a 20 horas seguidas e divididas em missões de até uma hora e meia, consiste em ensinar o novo piloto a manejar corretamente a aeronave até o pouso, criando maior consciência situacional e maior capacidade de julgamento de distância, altura e velocidade. Após o toque na pista, o aluno deve aplicar potência total e decolar novamente, sem parar totalmente a aeronave e retornando ao voo. Com esse treino constante e repetitivo, a arremetida passa a ser um procedimento extremamente natural desde o início da carreira de um aeronauta.

Além do TGL, os alunos precisam cumprir um determinado número de horas realizando também a manobra de Arremetida no Ar. Como o próprio nome já diz, ela acontece antes do toque na pista. Ao aproximar-se para o pouso, em determinado momento por orientação do instrutor de voo ou até mesmo conforme o julgamento do aluno, aplica-se a potência total fazendo com que a aeronave abandone a descida em direção à pista, voltando a subir de maneira gradual para uma nova tentativa de pouso.

Essa etapa do treinamento é de extrema importância, pois revela aos pilotos o quão necessário é seguir fielmente todos os procedimentos preconizados nos manuais técnicos de cada aeronave, sobretudo oferecendo a sensação real das reações da aeronave aos comandos. O aumento da potência, a trajetória de subida, o cenário ao redor do aeroporto e até mesmo as condições de temperatura, pressão atmosférica e vento influenciam na pilotagem.

Na Operação Rotineira: Como a Arremetida Acontece?

A decisão por uma arremetida ocorre quando a tripulação técnica julga que a continuidade do pouso afeta diretamente a segurança do voo, proporcionando risco potencial à integridade da aeronave e dos seus ocupantes. Para que isso seja aferido e para que a decisão seja tomada de maneira rápida, porém assertiva, operadores de aeronaves e seus respectivos fabricantes estabelecem padrões que determinam se uma aproximação está estabilizada ou não.

Durante o procedimento de aproximação final para o pouso, os parâmetros de velocidade, razão de descida – quantos pés a aeronave desce por minuto – rampa de aproximação – o ângulo pelo qual se sabe se a aeronave está mais baixa ou mais alta do que o normal durante a aproximação propriamente dita – de direção e velocidade do vento, são monitorados por um dos pilotos, chamado de Pilot Monitoring (PM). Enquanto isso, o outro piloto, chamado de Pilot Flying (PF) pilota efetivamente a aeronave, observando estes mesmos parâmetros e ouvindo as informações verbais repassadas pelo colega de cabine. Essas informações verbais são chamadas de “callouts”. Elas foram criadas pelos fabricantes da aeronave no intuito de padronizar a comunicação durante as fases críticas do voo, em que com poucas palavras entende-se o que está ocorrendo e se alguma ação deve ser tomada.

Se qualquer um destes parâmetros não for mantido dentro do estabelecido, de maneira individual ou conjunta, a arremetida se torna compulsória. Com isso, o Pilot Monitoring simplesmente fala “go around” ou “arremeta” se traduzido ao português, tendo esse comando obedecido sem questionamentos pelo Pilot Flying. Então, a arremetida é iniciada e uma nova tentativa de pouso será feita, observando outra vez os parâmetros de segurança.

Imprevistos Acontecem

Além das condições que determinam se uma aproximação está estabilizada ou não, imprevistos podem ocorrer mesmo que uma aproximação seja executada à risca, sem qualquer intercorrência que possa desestabilizar os requisitos de segurança, ainda sim as arremetidas podem ocorrer. Confira algumas situações:

  • Orientação da torre de controle para início da manobra, devido a aeronave ou qualquer outro veículo na pista. Ainda por orientação da torre de controle, a arremetida é orientada caso a aeronave que efetuou pouso ou decolagem imediatamente antes do pouso de outra reporte qualquer objeto na pista, colisão com pássaros ou problemas potencialmente perigosos à operação;
  • Deterioração da visibilidade para níveis abaixo dos mínimos meteorológicos previstos, degradando a visibilidade e impossibilitando a continuidade do pouso;
  • Ingresso ou incursão de outra aeronave ou veículo na pista, sem autorização ou consentimento da torre de controle, enquanto há uma aproximação para pouso ocorrendo; 
  • Perda de sinal de antenas de sistema de pouso por instrumento, durante condições de baixa visibilidade ou em condições meteorológicas adversas;
  • Mudança brusca de direção e velocidade do vento.

Mesmo diante de todas as possibilidades que podem levar a uma arremetida inesperada por passageiros, trata-se de um procedimento previsto e até mesmo esperado por pilotos. Costuma-se dizer que “o pouso é uma arremetida que não deu certo”, justamente pela previsibilidade dessa manobra tão importante e tão treinada.

Por isso, quando você perceber que o avião está arremetendo, fique tranquilo. Tudo foi pensado visando a sua segurança e a dos demais passageiros. Diante de todos os aprendizados colhidos e treinamento qualificado durante toda a história da aviação, a aplicação prática resulta em uma aviação mais precisa e segura para todos os usuários.

Conte com a Flapper para voar com muita segurança e tranquilidade! Reserve agora mesmo o seu voo através do nosso site ou aplicativo (para iOS ou Android), e não deixe de aproveitar as empty-legs disponíveis em nossas plataformas. Essas são oportunidades únicas para desfrutar do conforto e da privacidade que só a aviação executiva pode oferecer!

Our Services: Fretamentos

See also

  • Flapper e Itaú estabelecem parceria para oferecer descontos exclusivos para o show da Madonna no Rio de Janeiro

    See post
  • Quais são as empresas de táxis aéreos disponíveis no Brasil?

    See post
  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post