Aviação Executiva: Guia Para Iniciantes 2022

Fretamentos / Aviação Executiva: Guia Para Iniciantes 2022

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Ainda que o Brasil seja um dos países que figuram na lista dos que possuem o maior número de aeronaves — aviões e helicópteros — executivas em operação em todo o mundo, o universo da aviação privada ainda continua desconhecido até mesmo dentre os usuários mais frequentes do transporte aéreo.

Nesse contexto, há um intenso trabalho de democratização do setor sendo desenvolvido no nosso país justamente pela Flapper. Com uma plataforma inteligentemente desenvolvida para web e mobile (Android e iOS), ter acesso aos serviços e produtos da aviação executiva tornou-se ainda mais fácil e rápido. Com poucos cliques e em uma interface muito intuitiva, sua distância entre os jatos executivos mais exclusivos fica ainda menor — tão menor quanto a sua distância entre dois pontos, encurtada pelo tempo de viagem, eficiência nos procedimentos de embarque e desembarque e claro, horários e datas totalmente adaptados às suas necessidades.

Se você é um “passageiro executivo de primeira viagem”, não se preocupe: separamos algumas dicas que te mostrarão o quão desburocratizada pode ser a sua entrada para um dos nichos mais especiais da nossa aviação. Realize o seu embarque na aviação executiva imediatamente!

Pesquise Muito Sobre Aviação Executiva

Antes mesmo do embarque você já pode se ambientar e descobrir, pouco a pouco, detalhes da sua nova experiência de viagem. Um caminho muito interessante para entender o dinamismo da aviação privada é buscar vídeos de canais no YouTube, como o steveo1kinevo que mostram a rotina de pilotos executivos. Além de ser um entretenimento que pode ser curtido por toda a família, mostrando detalhes dos mais variados aeroportos do mundo, é também uma ótima maneira de entender o quão abrangente pode ser um voo dentro da aviação executiva — literalmente encurtando distâncias e reduzindo o tempo de viagem em comparação à aviação regular de linha aérea.

Além disso, aqui mesmo nos Stories — blog da Flapper — você poderá encontrar conteúdos riquíssimos e cuidadosamente preparados para que seja possível, além de entender os processos para desfrutar dos nossos serviços, descobrir detalhes e curiosidades de toda a nossa operação.

Prepare-se Para a Eficiência

Uma das principais características da aviação executiva é a eficiência das operações. Por conta disso, os clientes e usuários também precisam se adaptar às necessidades destas viagens. É possível que em uma curta viagem como um voo Rio de Janeiro – São Paulo jatos executivos leves como o Embraer Phenom 100 ou o Learjet 45 sejam utilizados — além de serem aeronaves muito confortáveis e versáteis, são tão ágeis e práticas quanto os grandes jatos de linha aérea. Nestes voos, o espaço dedicado para bagagens pode ser reduzido para menor do que o encontrado em voos comerciais.

Por isso, é interessante verificar previamente, junto à empresa de táxi aéreo ou ao operador da aeronave, quantas bagagens podem ser levadas, despachadas ou de mão e o peso máximo permitido por passageiro, antes mesmo de dirigir-se ao local de embarque. Isso não apenas irá evitar surpresas como, também, irá ajudar o operador da aeronave no cálculo mais preciso do peso e do balanceamento do avião, refletindo diretamente na segurança de voo.

Verifique Sua Documentação

Apesar dos processos de embarque e checagem de segurança para embarque em aeronaves executivas serem mais rápidos e fáceis em comparação aos procedimentos encontrados nos voos regulares, ainda assim é preciso estar precavido e carregar consigo todos os documentos necessários para a viagem.

Isso ocorre pois, ao acessar hangares e até mesmo ao circular no pátio de manobras, será necessário cumprir integralmente todas as regras de segurança das autoridades aeroportuárias — em alguns casos, é preciso cumprir as regras de confidencialidade de cada hangar. Isso significa que, dependendo das aeronaves que estejam estacionadas próximas à sua área de embarque, fotografias e filmagens podem ser restritas para preservar os seus respectivos proprietários. Lembre-se: a aviação executiva é o nicho ideal também para quem busca discrição, e isso não é diferente quanto aos proprietários de aeronaves.

Se o voo for realizado dentro do país, documentos de identificação com fotos, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho são suficientes para o embarque. Para crianças ainda sem documentação emitida, a certidão de nascimento é exigida.

Já se o voo for internacional, além de carregar consigo os passaportes com eventuais vistos exigidos para ingresso no país de destino, pode ser necessário portar os respectivos certificados de vacinação exigidos por autoridades locais — como a vacina de Febre Amarela, por exemplo. Em tempos de pandemia da Covid-19 pode ser exigido o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo, além disso, o teste RT-PCR negativo efetuado até 48 horas antes do embarque.

Não se Esqueça da Ida ao Banheiro

Essa dica pode até ser cômica, mas faz total sentido: algumas aeronaves executivas utilizadas em voos de curta distância pela Flapper, por serem de menor porte, podem não possuir toalete. Por isso, além de uma alimentação leve e equilibrada antes do voo, o consumo de líquidos antes e durante a viagem deve ser moderado, para evitar indisposições.

Aeronaves como o Beechcraft Baron ou o Cessna C208 Grand Caravan, por serem versáteis e por terem capacidade de operação em pistas muito remotas, otimizam o espaço interno para acomodar passageiros e bagagens. Por isso, a disponibilização de um banheiro aumentaria o peso da aeronave, diminuindo a sua autonomia e por consequência, a sua versatilidade.

Antes do embarque visite o banheiro e embarque mais aliviado. Assim, você conseguirá aproveitar o voo do início ao fim sem qualquer susto!

Agora que você já conhece algumas das dicas para começar com o pé direito na aviação executiva, não perca tempo: conte com a Flapper para transformar as suas experiências de viagem!

Our Services: Fretamentos

See also

  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post
  • Quanto custa fretar um avião de linha aérea?

    See post
  • Quanto custa fretar um jato privado para a Agrishow?

    See post