Fortaleza – Jericoacoara na Aviação Executiva: O Guia para Viajantes de Luxo

Fortaleza – Jericoacoara na Aviação Executiva: O Guia para Viajantes de Luxo

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Com uma das melhores praias do Brasil e o mundialmente famoso pôr do sol esmeralda, Jericoacoara é sem dúvida o destino mais emblemático no nordeste do Ceará. Apelidada de Jeri, esta tranquila cidade resort fica dentro de um parque nacional e constitui uma escolha popular entre os viajantes Premium de todo o mundo. Com esse guia para os viajantes de luxo, você terá todos os detalhes necessários para realizar a ponte aérea Fortaleza – Jericoacoara na aviação executiva e ter uma viagem dos sonhos.

Nos últimos cinco anos, o número de visitantes estrangeiros em Jeri quase triplicou, o que levou à construção da primeira pista de pouso na região e vários resorts cinco estrelas. O aeroporto recém-construído (2017) tem o nome do comandante Ariston Pessoa – pai dos irmãos Ariston Filho e Joaquim, que administram uma das principais empresas de táxi-aéreo da região e quem eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente em 2018.

A rota Fortaleza – Jericoacoara na Aviação Privada // (FOR, SBFZ) – (JJD, SBJE)

A distância entre o Aeroporto Internacional de Fortaleza (IATA: FOR, ICAO: SBFZ) e o Aeroporto Regional de Jericoacoara (IATA: JJD, ICAO: SBJE) é de 223 km (aproximadamente 139 milhas ou 120 nm). Comparado com a dura jornada de 4 a 7 horas de carro/van, a rota Fortaleza – Jericoacoara na aviação privada surge como a maneira mais conveniente de se chegar ao local. Além disso, voar em um jato particular ou turbo-hélice garante uma vista espetacular desde o momento que se decola do aeroporto de Fortaleza até o destino final.

O tempo de viagem nesse trajeto irá variar de acordo com o modelo de avião escolhido. Por exemplo, esses são os tempos médios para diferentes aeronaves disponíveis para fretamento na capital do Ceará:

  • Jato leve Citation CJ4: 20 minutos
  • Turbo-hélice de dois motores King Air B200: 33 minutos
  • Turbo-hélice de dois motores King Air C90: 41 minutos
  • Turbo-hélice de dois motores Cheyenne I: 43 minutos
  • Pistão de dois motores Baron 58: 45 minutos
  • Turbo-hélice de um motor Caravan: 59 minutos

Essa rota é conhecida por ter ventos fortes, portanto, adicione um tempo extra de 5-8 minutos no seu itinerário para garantir uma chegada precisa. O jato CJ4 constitui claramente a opção mais rápida e mais Premium na região, mas antes de apresentar todas as aeronaves disponíveis, vamos ver mais informações sobre os dois aeroportos.

Partida: Terminal de Aviação Geral em Fortaleza

O Terminal de Aviação Geral está localizado no lado oposto ao Terminal Comercial. Você pode alcançá-lo de duas maneiras:

  • Solicite um transfer de van do terminal comercial ao terminal executivo. O serviço está sujeito à disponibilidade e deve ser solicitado com antecedência, especialmente durante voos noturnos ou alta temporada;
  • Pegue um transfer privado para o terminal de aviação geral (cerca de 10 minutos).

O legado do antigo terminal comercial é facilmente reconhecível e, embora o local não tenha uma infraestrutura sofisticada, pode ser considerado seguro e eficiente.

Em geral, todos os passageiros devem chegar pela entrada comum localizada na Rua Jorge Acurcio, número 1505. Os passageiros dos voos realizados no Caravan Grand, King Air C90 ou Cheyenne podem ser atendidos através de uma entrada separada, localizada a 100 metros antes do portão principal. A partir daí, basta uma rápida verificação de segurança e você estará pronto para entrar em um salão VIP de um dos cinco hangares executivos localizados no terminal.

  • Horário de funcionamento: o aeroporto funciona 24/7. Por favor, consulte se a aeronave selecionada pode realizar operações de voo noturno.

Chegada: Aeroporto Regional de Jericoacoara

O Aeroporto Comandante Ariston Pessoa fica a cerca de 30 km da cidade de Jericoacoara e pode ser acessado por transporte executivo.

Atenção, o arredor do aeroporto não possui sinal de internet, por isso, recomendamos que você reserve e confirme todos os serviços antes da sua partida, para garantir o atendimento preciso.

No retorno, os clientes da aviação executiva são normalmente recebidos pelos pilotos no terminal principal e, após passar por uma rápida verificação de segurança, são encaminhados diretamente para a pista em que a aeronave aguarda a partida.

  • Horário de abertura: 6:00
  • Horário de encerramento: 23:30

Fortaleza – Jericoacoara na Aviação Executiva: Fretamento de Jato ou Turbo-hélice

Na seção abaixo, serão exploradas opções de aeronaves especialmente selecionadas para fretamentos em Fortaleza. Você pode usar o mecanismo de reserva sob demanda da Flapper para fazer a sua seleção e explorar mais detalhes sobre uma determinada aeronave no aplicativo.

Em abril de 2018, havia 18 aeronaves disponíveis para fretamento em Fortaleza, com ao menos mais 3 aguardando certificação pela ANAC. A atual frota certificada pelo RBAC 135 inclui 1 jato, 3 helicópteros, 10 turbo-hélices e 4 pistões.

As opções disponíveis variam de um econômico Seneca II, com espaço para 5 pessoas, a um turbo-hélice regional Bandit (18 pax), a um jato leve de luxo Citation CJ4 (7 pax). Atualmente, existem 10 empresas certificadas como operadoras de táxi-aéreo válidas em Fortaleza. Dessa forma, a cidade constitui o terceiro maior mercado para operações de táxi-aéreo no Brasil. Vamos conferir mais detalhes sobre a frota:

Cheyenne I

Capacidade: 5 passageiros;

Tipo: Turbo-hélice;

Tempo de voo Fortaleza – Jericoacoara: 43 minutos.

Esta versão melhorada do bem falado Piper Navajo vem equipado com novos motores PT6A e uma fuselagem mais larga. O Cheyenne I tem espaço para 4 passageiros em uma configuração de assento clube e um assento adicional voltado para a porta. Para um trajeto mais curto, como Fortaleza – Jericoacoara, o quinto assento geralmente serve como assento comum.

Com um compartimento de bagagem traseiro de 0,62 m³ (22 ft³) e um dianteiro de 0,56 m³ (20 ft³), o Cheyenne pode transportar até 227 kg de bagagem (suficiente para 5 passageiros com malas grandes). O PA-31T1 tem excelentes recordes de segurança graças aos seus motores potentes e facilidade de manutenção.

Caravan 208

Capacidade: 9 passageiros;

Tipo: Turbo-hélice;

Tempo de voo Fortaleza – Jericoacoara: 59 minutos.

No Caravan Grand, utilidade e flexibilidade vêm antes da sofisticação. Com o espaço de bagagem sem precedentes da Cessna e registros de segurança impecáveis, as suas próximas férias em Jericoacoara estão a apenas uma decolagem de distância.

Este 208 apresenta um design de cabine simples e é homologado para 8 passageiros. O compartimento de bagagem acomoda até 30 kg de bagagem por pessoa. Graças ao seu nível de cruzeiro de baixa altitude, os passageiros que voam Caravan desfrutam uma excepcional vista panorâmica da costa do Ceará.

King Air C90

Capacidade: 6 passageiros;

Tipo: Turbo-hélice;

Tempo de voo Fortaleza – Jericoacoara: 41 minutos.

Pequeno mas requintado, o King Air C90 é a opção mais popular para as viagens executivas entre Fortaleza e Jericoacoara. O Modelo C90 é especialmente conhecido por sua segurança, economia e cabine confortável, com espaço para 4 passageiros (club setting) + 2  assentos extras na cauda.

Com um interior espaçoso, esse modelo abriga confortavelmente todos os passageiros. É mais rápido que o Seneca ou Cheyenne e tem um compartimento de bagagem interno de 1,4 m³ – suficiente para 6 bagagens de mão.

King Air B200

Capacidade: 5 passageiros;

Tipo: Turbo-hélice;

Tempo de voo Fortaleza – Jericoacoara: 33 minutos.

Evoluído a partir do bem-versátil C90, o King Air B200 é um marco nos fretamentos de turbo-hélice. Com mais espaço, mais potência e maior alcance, o B200 é ideal para clientes que buscam uma experiência VIP na rota Fortaleza – Jericoacoara.

Este B200 em especial possui uma configuração com um sofá voltado para o lado e quatro assentos na configuração clube, sendo homologado para 5 passageiros. O compartimento de bagagem interno tem espaço suficiente para 7 bagagens, com uma capacidade total de 1.6m³ / 55ft³.

Citation CJ4

Capacidade: 7 passageiros;

Tipo: Jato leve;

Tempo de voo Fortaleza – Jericoacoara: 20 minutos.

Um belo interior de couro, um sistema de entretenimento e uma cozinha totalmente equipada são apenas algumas das características deste excepcional jato leve. Com uma velocidade cruzeiro de 835 km/h, o voo ao Aeroporto de Jericoacoara está a apenas pouco mais de 20 minutos de distância!

A sua cabine mais longa permite mais espaço para as pernas dos passageiros, e acrescente a isso um lavatório opcional, cabine excepcionalmente silenciosa e mesas dobráveis, e o resultado é um dos jatos executivos mais desejados do Brasil.

Sobre Segurança

As operações brasileiras de táxi-aéreo, certificadas pela ANAC, são acompanhadas com os mais altos padrões de segurança, muitas vezes excedendo as impostas pelos regulamentos de fretamento aéreo da RBAC 135 da FAA. Isso inclui padrões rígidos de manutenção, verificações de segurança e requisitos de infraestrutura apropriados.

Para saber mais, por favor, leia o meu outro artigo no blog sobre os padrões de segurança da RBAC 135 aqui: É mais seguro voar em um avião certificado por um táxi-aéreo?

Eu pessoalmente voei algumas das aeronaves acima e me encontrei com a tripulação de cada empresa de táxi-aéreo que opera em Fortaleza. Você pode solicitar informações detalhadas sobre o seguro de responsabilidade civil, Certificado de Transportadora Aérea, Certificado de Aeronavegabilidade e um Certificado Anual de Inspeção de Manutenção diretamente com a nossa equipe no Suporte de Fretamento.

Evite de todas as formas os voos de táxi-aéreos clandestinos. Atualmente, os voos não regulamentados correspondem à maioria dos acidentes no Brasil e constituem um grande perigo para o mercado de aviação executiva.

Por que reservar seu próximo voo com a Flapper

A Flapper é uma empresa altamente aclamada que reuniu 30.000 clientes de conteúdo de todo o mundo. Reservar um voo com a Flapper é muito mais do que apenas uma transação. É uma viagem para explorar a aviação executiva sob um novo ponto de vista. Somos classificados como “Excelentes” no TrustPilot e mantemos registros de segurança impecáveis.

Team icon
EQUIPE MULTINACIONAL EXPERIENTE

Oferecemos um serviço personalizado em diversos países, 100% adaptado às suas necessidades.

Agility icon
AGILIDADE

Graças à nossa tecnologia, somos capazes de responder rapidamente e oferecer inúmeras opções de pagamento.

Wide array of options
AMPLA VARIEDADE DE OPÇÕES

Escolha entre mais de 100 tipos diferentes de jatos, helicópteros e turbo-hélices.

Entre em contato

Prefere entrar em contato por Email ou Whatsapp para personalizar seu roteiro? Basta clicar no botão abaixo. Sua aeronave particular está a distância de um clique!

Our Services:

See also

  • Quais são as empresas de táxis aéreos disponíveis no Brasil?

    See post
  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post