Fretamento de aeronaves: entenda as soluções disponíveis

Fretamentos / Fretamento de aeronaves: entenda as soluções disponíveis

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Há inúmeras razões para que alguém contrate o serviço de fretamento de aeronaves. Certamente a exclusividade da operação é um dos requisitos em conta, mas os motivos pelos quais alguém vai atrás do serviço podem variar e muito. Entre um final de semana na praia com a família e uma reunião de negócios de última hora, a gama de modalidades disponíveis no segmento de táxi aéreo mostra o quão versátil o fretamento pode ser.

Voo executivo

Em um mundo temporariamente confinado e cada vez mais conectado por plataformas digitais, em que reuniões por teleconferência se popularizaram, o contato pessoal se tornou luxo. Grandes empresas reconhecem o valor da presença física e não economizam na hora de estreitar relações com parceiros, prospectar clientes ou até mesmo fechar contratos.

A viagem de negócios está no cerne da aviação civil e não seria diferente no fretamento de aeronaves. Passageiros executivos primam pelo conforto e agilidade, precisam estar sempre conectados e almejam eficiência em primeiro lugar – características estas seguidas à risca na cartilha do táxi aéreo.

Entre os tipos de aeronaves, a preferência dos executivos é por aviões a jato. De acordo com as estatísticas da Avinode para setembro de 2020, as categorias mundialmente mais buscadas nos últimos 12 meses foram os heavy jets (20% de todos os pedidos) e os light jets (também 20%). Isso inclui modelos como Legacy 600 e Hawker 1000 (heavy jet) e os jatinhos Citation CJ2 e Learjet 31 (light jets).

Voo de lazer

Se o mundo dos negócios já está familiarizado com os procedimentos e práticas da aviação executiva, a parcela não profissional do mercado ainda tem muito a aprofundar nesta relação. Pouco a pouco as vantagens de uma experiência exclusiva, como a do fretamento, ganha espaço também nos momentos de lazer.

É a bordo de um helicóptero ou jatinho, com autonomia para realizar voos nacionais e internacionais, que uma família pode ter a comodidade de aterrissar exatamente no destino de suas férias, sem a necessidade de transfers ou outros grandes deslocamentos. Seja para feriados prolongados, escapadas românticas ou visitas familiares, o fretamento de lazer é o serviço que une transporte eficiente e seguro com praticidade e luxo.

No Brasil, algumas das rotas de lazer mais frequentemente cotadas incluem os trechos São Paulo – Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro – Búzios (RJ), São Paulo – Trancoso (BA) e Salvador – Morro de São Paulo (BA).

Voo de carga

Nem sempre é de pessoas que uma aeronave se enche para realizar um voo. Importante face das operações na aviação civil, somente em dezembro de 2019, o segmento de cargas superou as 42 mil toneladas transportadas, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Na aviação executiva, são inúmeras as soluções disponíveis para o transporte de cargas. Os modelos de aeronaves ditam a quantidade e o tamanho a ser movimentado, podendo ir dos 1000 kg e 3 m³ do compartimento de carga do Caravan Grand até os incríveis 130.000 kg e 856,7 m³ do Boeing 747-8 Freighter.

Transporte de valores

No âmbito do transporte de cargas, há algumas encomendas mais preciosas que outras. É neste momento em que o cliente precisa movimentar objetos valiosos ou raros que aparece o transporte de valores. Na aviação executiva, por “valores” entende-se serviços bancários (notas, moedas, bilhetes de loteria); produtos de alta renda (joias, arte e objetos colecionáveis); produtos de mineração (ouro, prata, metais e matérias-primas de alto valor); e artigos de diplomacia (documentos confidenciais e itens restritos).

Por lei, esse tipo de serviço só pode ser realizado por empresas credenciadas pela ANAC e, ainda assim, a operação deve ser devidamente autorizada, em um processo que envolve o reforço na segurança dos aeroportos envolvidos. No Brasil, os aviões mais populares para transporte de valores incluem modelos Embraer Navajo e Carajá, Caravan Grand, King Air B200 ou Bandeirante P1.

Voo aeromédico

Em situações de urgência médica, a aviação executiva tem capacidade para cumprir a fundamental função de unidade móvel especializada. Popularmente conhecida como UTI aérea, as aeronaves adaptadas para tal serviço diferem dos equipamentos convencionais tanto nos aparatos médicos instalados quanto na tripulação que acompanha o deslocamento.

As empresas de táxi aéreo credenciadas para esse modelo de atuação podem realizar operações como o transporte de órgãos e tecidos, porém, é no traslado de pacientes entre unidades hospitalares que o serviço é mais utilizado. Cabe ressaltar que os voos aeromédicos tendem a ser mais caros do que voos executivos regulares. Isso se deve aos custos de equipamentos extras, além de até 2 profissionais médicos adicionais, que normalmente acompanham os passageiros.

Voo de grupos

Para a aviação civil, uma viagem passa a ser considerada de grupo a partir do 10º passageiro. Na aviação executiva, as vantagens e comodidades se multiplicam com o fretamento de grandes grupos. Além da praticidade de uma jornada toda desenhada para que os passageiros não se dispersem, com terminais e embarques exclusivos, os grupos se beneficiam do conforto de voar em uma aeronave do tamanho certo para a viagem.

Fretar uma avião nesta situação tende, além de tudo, a ter um melhor custo benefício no tíquete médio por assento utilizado. A aeronave ideal surge da extensa lista de aviões disponíveis na Flapper, que vai dos 12 assentos do Challenger 604 aos 412 lugares do Boeing 777-300 ER.

Voo de repatriação

Episódios de calamidade, como desastres naturais, conflitos militares ou surtos sanitários, são capazes de encerrar serviços básicos na áreas atingidas. Quando algo dessa magnitude acontece, aqueles em trânsito podem se ver privados do retorno a seu local de origem.

Nessas horas, cabe ao Itamaraty intervir em favor dos brasileiros. Nem sempre, no entanto, o governo é capaz de solucionar a questão em tempo hábil. Uma saída são voos de repatriação particulares, realizados por empresas de táxi aéreo autorizadas a promover fretamentos internacionais. Flapper é a única empresa brasileira certificada pela Wyvern Safety para voos fretados pelo mundo inteiro. Possuímos uma equipe devidamente treinada para buscar permissões de voos nos lugares mais distantes da planeta.

Voos panorâmicos

Tão ou mais belo do que testemunhar de perto as belezas naturais do Brasil é vê-las do alto das nuvens. O voo panorâmico é uma prática disponível em quase todos os grandes destinos turísticos do país e representa uma das modalidades de fretamento mais econômicas do mercado.

De acordo com o regulamento da ANAC que trata de voos panorâmicos, o serviço deve ter decolagem e aterrisagem sempre no mesmo local, sem pousos em pontos intermediários. O intuito da atividade, como o nome diz, é o de promover um voo com belas paisagens e não tem função de deslocamento.

Os lugares mais populares no Brasil para voos panorâmicos são Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, São Paulo, Fortaleza, Balneário Camboriú e Manaus.

Por que reservar seu próximo voo com a Flapper

A Flapper é uma empresa altamente aclamada que reuniu 30.000 clientes de conteúdo de todo o mundo. Reservar um voo com a Flapper é muito mais do que apenas uma transação. É uma viagem para explorar a aviação executiva sob um novo ponto de vista. Somos classificados como “Excelentes” no TrustPilot e mantemos registros de segurança impecáveis.

Team icon
EQUIPE MULTINACIONAL EXPERIENTE

Oferecemos um serviço personalizado em diversos países, 100% adaptado às suas necessidades.

Agility icon
AGILIDADE

Graças à nossa tecnologia, somos capazes de responder rapidamente e oferecer inúmeras opções de pagamento.

Wide array of options
AMPLA VARIEDADE DE OPÇÕES

Escolha entre mais de 100 tipos diferentes de jatos, helicópteros e turbo-hélices.

Entre em contato

Prefere entrar em contato por Email ou Whatsapp para personalizar seu roteiro? Basta clicar no botão abaixo. Sua aeronave particular está a distância de um clique!

Our Services: Fretamentos

See also

  • Quais são as empresas de táxis aéreos disponíveis no Brasil?

    See post
  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post