Jatos Executivos Leves: Quais As Vantagens De Utilizá-los?

Fretamentos / Jatos Executivos Leves: Quais As Vantagens De Utilizá-los?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Certamente uma das maiores necessidades dos usuários frequentes da aviação executiva é a capacidade de flexibilidade. Poder estar em diferentes cidades ao longo de um único dia, independente do porte e da infraestrutura das localidades a serem atendidas, é requisito crucial para a adoção dos deslocamentos em táxis-aéreos ou até mesmo em aeronaves próprias. Nesse sentido, sabendo das condições dos aeroportos em todo o território nacional e até mesmo em alguns países da América Latina, poder contar com aeronaves que consigam oferecer a versatilidade tão almejada, aliada à rapidez nas viagens e à facilidade na obtenção de serviços de apoio em solo facilitou — e muito! — o aumento de possibilidades dentro do universo da aviação de negócios. 

VLJ — Very Light Jets: Como Surgiram?

Ao falarmos de versatilidade dentro da aviação executiva, certamente nos recordamos de aeronaves icônicas, como os consagrados Beechcraft King Air, especialmente os da família F90 e C90. Ainda que sejam aeronaves turbo-hélice, durante várias décadas representaram a liderança no segmento: a capacidade de operar em pistas não pavimentadas e em localidades com infraestrutura precária fez do bimotor norte americano um enorme sucesso de vendas, com milhares de unidades produzidas e altíssimo nível de confiabilidade. Estas aeronaves continuam fazendo jus ao nome, reinando nos céus do nosso país com conforto, segurança e muita praticidade. 

Ainda que os King Air, junto à outros modelos turbo-hélice igualmente versáteis, entregassem aos seus usuários diversas características de voo e de performance capazes de satisfazer os seus anseios, fora identificada por outros fabricantes a necessidade de introduzir a aviação à jato dentro desse universo, oferecendo sobretudo maior autonomia de voo, maior rapidez e, consequentemente, aumento da produtividade diária e redução de custos por hora voada. Nesse segmento, modelos de jatos executivos leves passaram a ser figurinhas carimbadas nos aeroportos brasileiros. Vamos descobrir quais são algumas destas aeronaves? 

Embraer Phenom 100 e Phenom 300

Os modelos desenvolvidos e fabricados pela brasileira Embraer alcançaram um feito impressionante: são, hoje, os jatos executivos mais populares no Brasil. Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), são 86 unidades do modelo Phenom 100 registradas no país, junto à outras 47 aeronaves do modelo Phenom 300 registradas no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro). Números tão expressivos foram atingidos pela versatilidade oferecida por essa dupla com DNA nacional: com velocidade de cruzeiro de 780km/h a 880km/h, e podendo voar entre 41.000 pés e 45.000 pés, são capazes de atingir praticamente todo o território nacional sem escalas para reabastecimento. Além disso, operam com total segurança em pistas curtas, como a do aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com pouco mais de 900 metros de comprimento. As suas dimensões reduzidas permitem o estacionamento em hangares de diversos portes, inclusive em pequenos pátios de aeroportos com pouca infraestrutura. A cabine confortável e a generosa capacidade de bagagens completam o trunfo que justifica a razão pela qual a Embraer acertou em cheio com a introdução da família Phenom, em 2007. Você pode desfrutar de toda a versatilidade e conforto destas aeronaves contando com os serviços da Flapper! 

Textron Cessna Citation CJ1

Concorrente direto dos brasileiros Phenom 100 e 300, o jato norte americano também é frequente no cenário aeronáutico brasileiro: são 55 unidades registradas no país. O Citation CJ1 traz características que o tornam, além de econômico e versátil, um verdadeiro “tanque de guerra” da aviação a jato: graças às suas alterações aerodinâmicas e de engenharia em relação ao modelo imediatamente anterior, o Citation CJ, tornou-se possível operar o CJ1 em pistas não pavimentadas, de grama ou terra.

Dessa maneira, decolar com segurança de uma fazenda no interior do Brasil e pousar em um grande aeroporto, como o Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é tarefa corriqueira para os operadores do Citation CJ1. O seu teto operacional é de 45.000 pés e a sua velocidade de cruzeiro é de 662km/h. Com uma cabine espaçosa e confortável, pode transportar até 5 passageiros em voos de até 2.200km de distância. Por conta disso, tornou-se uma das aeronaves favoritas de executivos em viagens curtas, além de atender uma parcela cada vez maior do público do agronegócio.

Pilatus PC24

O mercado da aviação executiva já conhece a robustez e a confiabilidade do Pilatus PC12, irmão menor do PC24. O turboélice suíço tornou-se sinônimo de versatilidade devido à sua capacidade de operação em pistas curtíssimas e não pavimentadas, além da capacidade superior de carga e passageiros em relação aos seus concorrentes diretos. 

Com base nos anseios dos operadores do PC12, a introdução em serviço do PC24 passou a ser um processo natural de evolução. Autodenominado como Jato Super Versátil por sua fabricante, apresenta números vistosos: com capacidade para até 11 passageiros, voando com uma velocidade de 815km/h a 45.000ft, é capaz de decolar com o seu peso máximo em uma distância de apenas 893m. Isso o torna suficientemente versátil para a maior parte dos aeroportos e aeródromos do país. As suas superfícies aerodinâmicas, além do conjunto de trens de pouso, foram totalmente desenhados visando atender aos mais variados desafios de operação, incluindo pistas de cascalho e grama. Nas asas, defletores de detritos foram instalados para evitar danos nas operações de pouso e decolagem. Nos trens de pouso, pneus especiais e proteções extras chancelam a capacidade do jato, que opera de maneira tão robusta quanto um turboélice. Por ser um projeto recente, ainda não é tão fácil vê-lo pelos céus. Mas isso é apenas questão de tempo: em breve, o PC24 será tão frequente quanto os seus concorrentes diretos! 

Agora que você já conhece alguns dos principais modelos de jatos executivos leves em operação no Brasil, aproveite todas as vantagens da versatilidade oferecidas por estas aeronaves através da Flapper. Através da nossa plataforma é possível agendar um voo que atenda as suas necessidades ou, ainda, aproveitar as nossas empty-legs de última para diversos destinos nacionais. 

Como Desfrutar Da Versatilidade Dos Jatos Executivos Leves?

Se você busca aumentar a sua produtividade, ou até mesmo visitar localidades distantes que não são servidas pelo transporte aéreo regular, a Flapper é a plataforma ideal para te auxiliar. Contamos com diversas opções de aeronaves, inclusive jatos executivos leves, capazes de levar você a qualquer localidade dentro do território nacional, além de diversos países da América Latina. Através da nossa plataforma, com flexibilidade e liberdade de escolha, será possível optar por alguns dos modelos mais consagrados do mercado com muita rapidez e facilidade. Acesse o site da Flapper ou baixe o nosso app e conheça todas as nossas facilidades! 

Our Services: Fretamentos

See also

  • Quais são as empresas de táxis aéreos disponíveis no Brasil?

    See post
  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post