Jatos Particulares Podem Fazer Voos Internacionais?

Fretamentos / Jatos Particulares Podem Fazer Voos Internacionais?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Na hora de comprar um jato, uma das principais dúvidas que afligem os interessados é: jatos particulares podem fazer voos internacionais? Muitos imaginam que as viagens entre países são restritas à aviação comercial ou às companhias de táxi aéreo, mas a verdade é que jatos particulares também podem percorrer esses itinerários. 

Em teoria, basta você embarcar em seu jato particular e cruzar o mundo. Na prática, várias questões burocráticas têm de ser arranjadas previamente. O primeiro ponto de atenção são os espaços aéreos restritos. Normalmente estão, nessas regiões, bases militares ou grandes aeroportos, tornando o sobrevoo proibido nas imediações. 

Considerando que você não voará em áreas proibidas, você poderá cruzar fronteiras. Cada país tem a sua própria legislação sobre aeronaves particulares vindas de fora, mas de modo geral é exigido o envio de um “plano de voo” às autoridades. Trata-se de um documento em que constam informações básicas como locais de embarque e desembarque, tempo em rota, aeródromos alternativos em caso de mau tempo, dados do piloto e de todos os passageiros a bordo etc.

Alguns países são mais restritivos. Ingressar nos Estados Unidos da América, por exemplo, exige que seja preenchido online um cadastro no Electronic Advance Passenger Information System(Sistema Eletrônico de Informações Antecipadas do Passageiro). No formulário, você preenche os dados principais e o número do passaporte de todos a bordo. Em algum tempo, você recebe uma autorização por e-mail para ingressar no país por meio de seu jato particular.

O pouso nos aeroportos deverá ser liberado pelas torres de comando. Muitos dos equipamentos não exigem taxas para o pouso. Outros, não somente cobram pela descida, como têm taxas de estacionamento e pelo uso dos serviços de controle de tráfego aéreo. Por todas as exigências e burocracias envolvidas, ter um profissional que lhe auxilie pode facilitar seu preparo para pegar seu jato particular e realizar um voo internacional.

Voos Internacionais com seu Jato Particular

Se você já seguiu todos os trâmites prévios para conhecer outros países com seu próprio jato, é hora de saber sobre como funciona na prática. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os passaportes continuam sendo exigidos pela imigração. É um erro comum que viajantes pensem que estão desobrigados a passarem pelos trâmites de imigração caso voem em um jato particular.

A passagem pela alfândega também é obrigatória e feita como de costume. Todos os passageiros estão sujeitos às declarações de importação e exportação e devem seguir as mesmas normas da aviação comercial. A grande diferença aqui é o fato de, na maioria das vezes, os funcionários irem à aeronave realizar o controle, sem que os viajantes se sujeitem a filas.

Outra vantagem de utilizar um jato particular em voos internacionais é a falta de restrição de bagagens, um tema incômodo para quem está fazendo viagens com duração maior ou em grandes grupos. Assim, as regras em relação às malas serão observadas a partir das próprias especificações técnicas do jato e de quanto peso ele pode comportar.

Outras diferenças são notadas. Líquidos, por exemplo, proibidos em voos regulares, aqui podem ser transportados. Se você tem pets: boa notícia! Cães, gatos e outros animais de estimação são permitidos em um voo internacional a bordo de um jato particular. Mais um detalhe: você pode pousar em milhares e milhares de aeródromos, com uma variedade de opções muito maior do que na aviação comercial.

Por outro lado, há alguns contrapontos. O valor de um voo internacional com um jato particular tende a ser muito mais alto e o planejamento, como vimos, é muito mais complexo do que uma operação comercial ou de táxi aéreo. É preciso arcar com os custos de combustível, dos aeroportos, dos pilotos etc.

Se há liberdade para ir a praticamente a qualquer canto do mundo, poderá existir, porém, alguma demora para pousar em grandes aeroportos, de onde partem ou aonde chegam muitos aviões reiteradamente. Como um dos maiores interesses na aviação executiva é salvar tempo, vale a pena colocar esse elemento na balança na hora de tomar uma decisão.

Voos Internacionais: Avião Fretado ou Jato Particular?

Sabendo mais detalhes da operação internacional de um jato particular, é hora de você pensar no que compensa mais: investir em uma aeronave própria ou optar pelo fretamento de um avião executivo?

Se falarmos de conforto, ter sua própria aeronave sempre será imbatível. Você poderá sair de onde quiser, a hora que quiser, com destino a qualquer lugar do mundo que deseje. Tudo isso com um jato que tem a sua cara, completamente personalizado de acordo com suas preferências e necessidades.

O investimento, porém, é pesado. Já falamos sobre os custos de voos internacionais com jatos particulares, mas há outros gastos. Primeiro, a aquisição de um jatinho demanda despesas significativas. Depois da compra, ainda há custos de hangaragem, manutenção, treinamento e remuneração dos tripulantes, compra de softwares etc.

Enquanto isso, o fretamento pode até ser mais limitado em termos de agenda e opção, mas os valores e a possibilidade de terceirizar todas as responsabilidades com certeza tornam as viagens menos complexas.

Voos Internacionais com a Flapper

Não há resposta correta, cabendo a cada indivíduo calcular e pensar sobre aquilo que se adequa melhor a sua realidade. Seguramente, porém, a melhor opção para quem quer fretar um jato para seu voo internacional é buscar pelos serviços da Flapper.

Atuando apenas com os melhores parceiros do mercado, nós oferecemos uma experiência inesquecível, sem nenhuma dor de cabeça e com muito conforto e segurança.

Para explorar nossas possibilidades, acesse a plataforma de cotação pelo site ou pelo aplicativo. Na ferramenta, você pode decidir quais são as datas de sua próxima viagem e buscar por aeródromos de embarque e desembarque e as aeronaves disponíveis. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe por meio do número abaixo.

whatsapp

Our Services: Fretamentos

See also

  • É seguro voar em um avião pequeno?

    See post
  • Relato de voo: Brasilía – Punta del Este

    See post
  • Flapper ganha seu primeiro prêmio de tecnologia e processos de gestão

    See post