Medo De Voar de Avião: 5 Dicas Para Te Ajudar A Superar

Fretamentos / Medo De Voar de Avião: 5 Dicas Para Te Ajudar A Superar

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Voar não é, e dificilmente será, uma atividade normal para qualquer ser humano. Somos seres terrestres, concebidos para andar e permanecer em constante movimento em terra firme. Ainda assim, sabemos que no nosso dia a dia estamos sujeitos às mais variadas situações que afetem a nossa integridade física — como acidentes de trânsito ou domésticos, violência urbana e problemas de saúde —, sempre existirão passageiros com medo de voar de avião, mesmo que seja comprovada a segurança do transporte aéreo mundial em níveis bastante animadores.

Em entrevista à BBC Brasil, Perry Flint, porta-voz da IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), trouxe dados animadores que demonstram o quão remota é a possibilidade de perder a vida em um acidente aéreo: considerando que uma pessoa voe todos os dias, experimentaria um acidente aéreo em 2,7 mil anos. Um evento catastrófico, de grandes proporções e enorme repercussão midiática, ou até mesmo dentro dos aspectos técnicos aeronáuticos, apenas possui chances reais de ocorrer após 5,7 milhões de decolagens — o que, ainda assim, não ocorre, certamente, a estatística tende a ser ainda mais generosa a favor da segurança.

Ainda que tantos indicadores consigam dar segurança aos usuários do transporte aéreo em todo o mundo, especialmente dentro da aviação executiva, embarcar em um tubo de metal pressurizado, voando a mais de 10.000 metros acima do nível médio do mar a uma velocidade de 900km/h continua sendo motivo de receio para milhares de pessoas. Pensando em deixá-lo ainda mais confiante para reservar um voo no nosso site ou aplicativo (para Android ou iOS), selecionamos cinco dicas especiais para que você sempre possa voar tranquilo e aproveite cada segundo do seu voo!

Turbulência Não Derruba Avião!

Lito Sousa, do canal Aviões & Músicas no YouTube, popularizou a frase que dá título à primeira dica que queremos te dar. A turbulência não apenas é um fenômeno previsto em qualquer projeto de aeronaves, como também trata-se de algo inevitável em um voo. Ao ser concebida, ainda durante a sua fase inicial de desenvolvimento, uma aeronave é pensada para suportar diversas variações ao longo de sua vida útil — tais como temperaturas, pressão, velocidades, etc. Em turbulências e movimentos, as asas do avião balançam e se movem verticalmente, ainda que tenhamos a impressão de serem estruturas bastante rígidas e inflexíveis. Estes movimentos não apenas são previstos pela engenharia como, também, são sempre muito aquém dos esforços aos quais as asas podem ser submetidas. Se fizermos a analogia do comportamento das asas com o rodar de um carro na maioria das ruas brasileiras, pensaremos imediatamente no trabalho constante dos amortecedores que absorvem impactos, evitam danos maiores às partes do veículo e tornam a viagem mais confortável.

Lembre-se do Propósito da Viagem e do Ganho de Tempo

Viagens na aviação executiva, representam um enorme ganho de tempo para os seus usuários. Enquanto uma viagem entre São Paulo e Manaus de carro pode durar até 5 dias, com um jato executivo o trajeto pode ser percorrido em pouco mais de três horas. Por isso, ainda que pareça um motivo banal para esquecer o medo de voar, lembrar-se do propósito da viagem é uma excelente “artimanha” para esquecer que se está voando tão alto e tão rápido. O tempo de voo pode ser utilizado para leitura ou conclusão de projetos de trabalho ou se o motivo da viagem é lazer, os passeios que deseja fazer, restaurantes que irá fazer a reserva e detalhes do destino podem ser analisados com mais calma. O importante é ter a certeza da chegada!

Monitore o Voo!

Diversas aeronaves disponíveis na Flapper possuem diversos sistemas de entretenimento a bordo. Uma das melhores distrações para quem tem medo de voar está no sistema “Air Show”: com base em dados sincronizados aos sistemas da aeronave, um mapa é exibido com representações gráficas da aeronave, além da velocidade e altitude do voo, além de indicar se o avião está subindo ou descendo. Assistir as informações exibidas por esse sistema dá a dimensão de que, mesmo em turbulências ou em meio às nuvens pesadas, o voo permanece absolutamente sob controle. Além disso, é bastante divertido identificar cidades, estados ou países que estão sendo sobrevoados ao longo do voo — e entender por quantos lugares passamos e sequer imaginávamos estar perto um dia!

Para Quem Tem Medo de Altura, Evite as Janelas!

Ainda que a vista possa ser deslumbrante em todos os momentos do voo, ter a noção da altura na qual o avião se encontra pode ser motivo de ainda mais preocupação para quem possui receio de voar. Nestes casos, o mais indicado é escolher as poltronas próximas ao corredor. Além de poupar o passageiro mais temeroso do medo da altura, estar próximo ao corredor permite, quando as condições permitem, levantar-se ao longo do voo para exercícios de respiração e de alongamentos que possam ajudar a aliviar a tensão. A janelinha pode ser a melhor amiga do passageiro à medida em que os vôos se tornam mais frequentes, para que o medo da altura seja substituído pela beleza de cenários que mudam a cada instante.

Use Fones de Ouvido com Cancelamento de Ruído

Presentes nos kits de viagens da maioria dos passageiros, os bons fones de ouvido, que possuam a função de cancelamento de ruído podem, durante o voo em altitude de cruzeiro, ser ótimos companheiros para pessoas que possuam medo de voar. Além do isolamento do ruído proporcionar a sensação de isolamento do que acontece ao redor, permitem uma maior imersão em músicas, filmes e conteúdos que ajudem na distração ao longo da viagem. Além disso, o isolamento de ruído ameniza os barulhos que venham dos motores do avião, como as constantes oscilações de potência que atenuam as sensações de aceleração e desaceleração da aeronave, que podem aumentar a tensão e a ansiedade.

Com cinco dicas tão especiais, decidir o seu próximo destino e contar com a Flapper para te auxiliar ficou ainda mais fácil. Aqui, além de voar com muito conforto e segurança, todos os detalhes são pensados para que a sua experiência seja magnífica do início ao fim. Conte conosco para que o seu destino fique cada vez mais próximo!

Our Services: Fretamentos

See also

  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post
  • Quanto custa fretar um avião de linha aérea?

    See post