Pilatus PC-12 vs. King Air B250: Qual Se Encaixa Melhor Na Sua Missão?

Business Aviation Consulting / Pilatus PC-12 vs. King Air B250: Qual Se Encaixa Melhor Na Sua Missão?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Está planejando uma viagem para relaxar no campo ou para curtir uma praia? Vá de Pilatus PC-12 ou King Air B250! Ágeis e confortáveis, estes aviões tomaram conta do mercado que necessitam de pousos regulares em pistas não preparadas, como as de terra e cascalho. Os jatos, muitas vezes, não podem operar nessas condições devido à necessidade de uma pista maior e/ou pavimentada, fazendo dos turbo-hélices o modelo ideal para esse cenário.

Aqui estão algumas características e curiosidades sobre duas aeronaves que estão entre as mais prestigiadas no setor: o americano bimotor Beechcraft King Air B250 e o suíço monomotor Pilatus PC-12.

Comparações iniciais

  • O Pilatus PC-12 possui um menor custo operacional comparado ao King Air B250, pela ausência de um motor e por ter peso reduzido, porém mantém uma performance competitiva a ele;
  • Tanto o Pilatus PC-12 quanto o King Air B250 operam bem em pistas não pavimentadas, apesar do PC-12 possuir um trem de pouso especial para tal tipo de missão, que reduz a transmissão do impacto das rodas para a cabine e consequentemente a vibração;
  • Ambos turbo-hélices possuem os bem falados motores Pratt & Whitney PT6A, garantindo rápido tempo de escala e velocidade de cruzeiro de 280 knots (aprox. 500 km/h).
  • O PC-12 possui uma velocidade de aproximação reduzida quando comparada ao B250, traduzindo-se para menor corrida de pista, maior abrangência de locais para pouso, e menor consumo;
  • Ambas aeronaves podem ser pilotadas no regime SINGLE-PILOT, onde só se faz obrigatória a presença de um piloto para realizar a operação, caso seja optado pelo operador. No Brasil, sob regras de táxi-aéreo, as aeronaves B250 e PC-12 necessitam de dois pilotos.
  • Ambos possuem índices de segurança impecáveis, sendo considerados uns dos aviões turbo-hélices mais seguros do mundo. Desde o seu lançamento, tanto B250 como PC-12, registraram poucos casos de acidentes.
  • O King Air possui mais espaço de bagagem, abrigando até 7 peças de malas grandes, em comparação ao Pilatus, com capacidade em torno de 4.
  • O Pilatus é equipado com uma cabine maior, perfeito para clientes de alta postura, garantindo mais conforto e tranquilidade durante o trajeto.

Pilatus PC-12

Pilatus PC-12

Acomodando até 10 passageiros em configuração Commuter, até 8 em configuração Executive e até 4 assentos executivos + carga (motocicleta, suprimentos, pallet) em configuração Kombi, o Pilatus PC-12 é o avião que se vem à mente quando falamos de SUV dos céus.

Comprovando que a alta performance não é exclusiva aos jatos, esse turbo-hélice voa com teto máximo de 30 mil pés, até uma distância máxima de 1600 milhas náuticas, a uma velocidade de cruzeiro de até 285 kt (aprox. 500km/h), graças ao motor Pratt & Whitney PT6A de 1200shp.

O motor fica localizado na parte frontal (nariz) do avião, com configuração de 4 ou 5 pás na hélice, podendo ser de compósito ou metálica. No cockpit, encontramos uma suíte extremamente moderna e completa de aviônicos HONEYWELL PRIMUS APEX de última geração, com 4 telas de 12” cada, controladas por um keypad localizado abaixo da tela inferior, sendo duas principais na frente dos pilotos (PFD), uma no centro superior do painel, para mostrar a navegação e uma no centro inferior, mostrando os status dos sistemas e avisos para a tripulação .

A aeronave possui uma resistente fuselagem com janelas generosas, banheiro privativo, chão com perfil liso (sem degraus entre assento e corredor),  ruído de cabine reduzido (extremamente conveniente em voos mais longos) e um trem de pouso estilo trailing-link, para amaciar as pistas despreparadas no campo ou na praia. Em resumo, este avião fará você se sentir em um jato desde o momento que se vê o seu exterior até o final de sua viagem.

King Air B250

King Air 250

Falando de multimotores, o KING AIR B250 é facilmente diferenciado das demais aeronaves. Ostentando dois confiáveis motores Pratt & Whitney PT6A, de 850shp cada, com 4 pás de fibra composta, além de uma calda alta em T e asas extremamente aerodinâmicas dotadas de winglets (ponta da asa curvada para aumentar a eficiência), o KING AIR B250 se aproxima muitas vezes do tamanho de jatos de portes similares ao seu e marca sua presença onde pousar com seu robusto trem de pouso reforçado.

Sua cabine é ampla e muito bem distribuída, com acesso ao bagageiro durante o voo e muita luz natural, proveniente das clássicas janelas redondas que melhoram o visual externo e proporcionam uma excelente visão da paisagem ao longo da viagem. Esses detalhes, alinhados às melhorias aerodinâmicas, tecnologia de redução de ruído e vibração da cabine, fazem com que os passageiros e tripulação desfrutem uma viagem tranquila por todo o percurso.

Fabricado desde a década de 70, a linha King Air foi muito bem aceita no mercado por sua velocidade e teto elevados, quando comparados aos jatos leves, muitas vezes com conforto inferior.

Em relação à capacidade de transporte, a aeronave, na configuração total de assentos, pode acomodar até 7 passageiros, sendo o assento do lavatório homologado para decolagem e pousos em alguns casos.

O B250 possui um alcance máximo de aprox. 1580 milhas náuticas, com uma velocidade de até 290kt (aprox. 530km/h), em uma altitude de cruzeiro de 35.000ft. Essas características quando combinadas, se assemelham muito a performance de jatos leves, os quais não possuem o mesmo conforto de um grande turbo-hélice e podem custar muitas vezes uma fração do seu preço. Além disso, no caso de pane ou defeito de um dos motores, a aeronave está equipada para retornar ao aeródromo mais próximo, operando com apenas um dos motores.

O  cockpit desta aeronave é equipado com uma suíte de aviônicos COLLINS PROLINE FUSION, com 3 grandes telas sensíveis ao toque, sendo 2x PFDs e 1x MFD central, nas versões mais modernas. O KING AIR B250 se encontra no topo da lista de aeronaves avançadas tecnologicamente para qualquer tipo de missão, reduzindo consideravelmente a carga de trabalho dos pilotos e mantendo o foco da tripulação no voo e segurança da operação, uma vez que o sistema mostra somente o necessário e de forma organizada nas telas principais.

Como um todo, podemos dizer é que o Pilatus PC-12 e o King Air B250, possuem características diferentes provenientes de mundos iguais, sendo consideradas modelos excelentes para missões de até 4h, podendo ser estendidas dependendo da necessidade do cliente e respeitando os limites operacionais.

Our Services: Business Aviation Consulting, Consultoria Aeronáutica

See also

  • É seguro voar em um avião pequeno?

    See post
  • Relato de voo: Brasilía – Punta del Este

    See post
  • Flapper ganha seu primeiro prêmio de tecnologia e processos de gestão

    See post