Quais são os aviões mais utilizados pelo agronegócio?

Consultoria Aeronáutica / Quais são os aviões mais utilizados pelo agronegócio?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Responsável por mais de 25% do PIB do Brasil, o agronegócio é um dos pilares fundamentais da economia do país. Abrangendo territórios vastos e muitas vezes remotos, sem acesso a linhas regulares de voos comerciais, a aviação executiva desempenha um papel vital para impulsionar a produtividade e eficiência do setor. Com cerca de 3.000 aeroportos privados espalhados pelo país, mais de 83% das pistas homologadas são pequenas e não pavimentadas, o que realça a importância dos aviões executivos de categorias, como a pistão, turbo-hélices, entre outros, desenvolvidos para operar nessas condições.

Conheça as aeronaves mais utilizadas para o Agronegócio

Seneca V | Bimotor a Pistão

Apresentando notáveis melhorias de desempenho em relação ao modelo anterior, o Piper Seneca V é uma aeronave bimotora a pistão que se destaca pelo redesenho do capô e a instalação do motor Continental TSIO-360-RB. Esta versão aprimorada do Seneca IV é equipada com um conjunto avançado de aviônicos para navegação e segurança, incluindo o sistema EFIS (Electronic Flight Instrument System) com telas PFD (Primary Flight Display) e MFD (Multi Function Display), além de oferecer um refinado acabamento interno com materiais de alta qualidade. Com capacidade para até 5 passageiros, a aeronave também conta com características como ar condicionado na cabine de passageiros, fornecimento de oxigênio para altitudes superiores a 5.000 metros e um pequeno refrigerador para bebidas.

Ficha Técnica:

Tripulação: um piloto

Capacidade: até 5 passageiros

Motorização: 2 × Motores a pistão Continental TSIO-360RB e LTSIO-360RB 164Kw (220 hp)

Velocidade máxima: 378 km/h

Velocidade de cruzeiro: 348 km/h

Alcance: 1.611 km

Teto de serviço: 7.620 metros (25.000 pés)

TBM 960 | Monomotor Turbo-hélice

Fabricado pela empresa francesa Daher, o monomotor turbo-hélice Daher TBM 960 destaca-se como uma aeronave de alto desempenho. Sucedendo o modelo TBM 700, lançado em 2006, o TBM 960 apresenta notáveis melhorias, incluindo um motor Pratt & Whitney Canada PT6E-66XT de 850 shp (shaft horsepower) e uma hélice Hartzell de cinco pás, proporcionando maior potência e eficiência durante o voo. Com capacidade para transportar até 5 passageiros, essa aeronave incorpora um cockpit avançado, equipado com modernos aviônicos e sistemas de navegação, como o painel de vidro Garmin G1000. Esse sistema oferece aos pilotos informações detalhadas e recursos que aprimoram a consciência situacional, facilitando a operação segura da aeronave. Atualmente, existem mais de 30 unidades do TBM em operação no Brasil.

Ficha Técnica:

Tripulação: um piloto

Capacidade: até 5 passageiros

Motorização: 1x motor turbo-hélice Pratt & Whitney Canada PT6E-66XT, 630 kW (850 hp)

Velocidade máxima: 611 km/h a 8.534 m

Velocidade de cruzeiro: 467 km/h

Alcance: 3.304 km

Teto de serviço: 9.449 m

Piper Meridian | Monomotor Turbo-hélice

Com reconhecida confiabilidade, versatilidade e capacidade de operação em locais de difícil acesso, o Piper Meridian se destaca como uma aeronave monomotor turbo-hélice. Essa aeronave é uma escolha de destaque para proprietários de aeronaves executivas e operadores do agronegócio, devido à sua capacidade única. Sua espaçosa cabine oferece conforto para até cinco passageiros, enquanto os aviônicos Garmin G1000 merecem destaque por fornecer informações precisas e atualizadas aos pilotos, aprimorando a segurança e a consciência situacional durante o voo. No Brasil, a família PA-46 é composta por 218 aeronaves, sendo 115 delas da variante Meridian, reforçando a posição dessa aeronave como uma excelente opção no segmento de monomotores turbo-hélice.

Ficha Técnica:

Tripulação: um piloto

Capacidade: até 5 passageiros

Motorização: 1x motor turbo-hélice Pratt & Whitney PT6A-42A, 370 kW (500 hp)

Velocidade máxima: 482 km/h

Velocidade de cruzeiro: 467 km/h

Alcance: 1.852 km

Teto de serviço: 9.144 m

King Air B250 | Bimotor Turbo-hélice

A espaçosa cabine do King Air B250 é bem distribuída e oferece assentos para até 9 passageiros. As amplas janelas aliadas a tecnologia de redução de ruído e melhorias aerodinâmicas, como o motor Pratt & Whitney Canada PT6A-52 e painel de vidro Garmin G1000 NXi , em relação ao seu antecessor, fazem com que os passageiros e tripulantes desfrutem de um voo seguro e a sem sensação de fadiga ao pousarem em solo.

Com velocidade de cruzeiro de até 310 knots (aproximadamente 574 km/h) e alcance máximo de cerca de 1.720 milhas náuticas (aproximadamente 3.186 km), o B250 é uma boa escolha para voos de média e longa distância. A habilidade para operar em pistas curtas e não pavimentadas, intensifica a ótima escolha da aeronave para locais com aeroportos remotos e áreas desafiadoras. No Brasil, a família King Air B200 possui 147 aeronaves, das quais 89 são da versão B250.

Ficha Técnica:

Tripulação: um piloto

Capacidade: de 6 a 10 passageiros

Motorização: 2x motores turbo-hélice Pratt & Whitney PT6A-52, 625 kW (850 hp)

Velocidade máxima: 574 km/h

Velocidade de cruzeiro: 510 km/h

Alcance: 3.158 km

Teto de serviço: 10.668 m

Pilatus PC-12 NG | Monomotor Turbo-hélice

Acomodando até 9 passageiros, o Pilatus PC-12 NG é um aeronave turbo-hélice desenvolvida pela fabricante suíça Pilatus Aircraft. Como uma evolução do consagrado modelo PC-12, o NG traz consigo diversos aprimoramentos em termos de desempenho, tecnologia e conforto. Equipado com o robusto motor Pratt & Whitney Canada PT6A-67P de 1.200 shp, o avião proporciona maior eficiência no consumo de combustível e uma performance excepcional em voo. A ampla cabine possui sistemas avançados de aviônicos, que incluem o SmartView para piloto automático, o alerta de visão sintética Honeywell e o painel de vidro Primus Apex, que disponibilizam informações precisas de voo aos pilotos.

Com velocidade de cruzeiro de até 290 knots e um alcance máximo de cerca de 1.800 nm, o PC-12 NG é ideal para voos de longa distância sem escalas. Graças a sua versatilidade, a aeronave consegue realizar operações em pistas curtas e não pavimentadas. No Brasil, operam atualmente 41 aeronaves Pilatus PC-12, sendo 32 delas da variante NG.

Ficha Técnica:

Tripulação: um piloto

Capacidade: de 6 a 9 passageiros

Motorização: 1x motor turbo-hélice Pratt & Whitney Canada PT6A-67P, 890 kW (1200 hp)

Velocidade máxima: 575 km/h

Velocidade de cruzeiro: 528 km/h

Alcance: 3.417 km

Teto de serviço: 9.144 m

Flapper no mercado de venda de aeronaves

Em 2022, a Flapper expandiu sua atuação para outro setor: o de comercialização de aeronaves. Em nossa plataforma, você pode navegar por todas as opções de helicópteros e aviões disponíveis para venda – são diversos modelos, que cabem nos mais diferentes perfis de investimento e necessidades.

E com a nossa equipe a seu dispor, você terá auxílio desde o primeiro momento. Antes de tomar a sua decisão, oferecemos o serviço de consultoria aeronáutica, fazendo a busca e a seleção da melhor aeronave no mercado que dê conta das soluções desejadas pelo cliente. Além disso, ficamos responsáveis pela negociação, com suporte total para compra no Brasil ou no exterior.

Toda a burocracia é feita com o apoio da Flapper, que fará desde a recomendação da melhor estrutura jurídica e operacional para finalizar a compra até a visita física para inspeção preliminar do modelo escolhido. O serviço da nossa equipe também contempla indicação de pilotos, corretores, engenheiros e muito mais.

O processo é realizado com a segurança e a eficiência já costumeiras da Flapper, que há anos se consolidou como o primeiro e principal marketplace online sob demanda da aviação executiva na América Latina.

Além da possibilidade de aquisição de aeronaves, conosco você pode realizar fretamentos de jatos e helicópteros personalizando cada detalhe do itinerário. Em nosso site ou aplicativo você conhece cada um dos serviços oferecidos.

Para saber mais, entre em contato:

Our Services: Consultoria Aeronáutica, Venda de Aeronaves

See also

  • Gestão de Aeronaves e Voos Privados com a parceria entre Banco Safra e Flapper

    See post
  • Voe privado para a cidade do Rock com Flapper & Itaú

    See post
  • Jefferies: Entregas de jatos executivos no 2º trimestre estão acima do previsto

    See post