Pilatus PC-12: conheça esse incrível turbo-hélice

Consultoria Aeronáutica / Pilatus PC-12: conheça esse incrível turbo-hélice

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

De fabricação suíça, o Pilatus PC-12 é tão apreciado que o seu apelido é simplesmente “o Mercedes dos turbo-hélices monomotores”. O que o faz tão admirado é a sua combinação de velocidade, conforto e segurança, o colocando no padrão de uma aeronave bimotora, como o King Air C90.

A sua versatilidade é outro chamariz, já que essa aeronave pode ser utilizada perfeitamente para escapadas de finais de semana ou em viagens de curta distância para equipes corporativas. Internamente, tem um layout executivo e, em relação ao desempenho, seus motores Pratt & Whitney garantem a qualidade e os melhores recordes de segurança da história dos motores a turbina.

O PC-12 foi desenvolvido no começo dos anos 1990 e introduzido no mercado quatro anos depois. Sua primeira utilização foi na Austrália, onde 32 destas aeronaves eram usadas para levar atendimento médico a áreas remotas do país. Desde então, este monomotor se consolidou na aviação executiva, com quase 2.000 entregas.

Cabine exclusiva e luxuosa

A disposição interna do Pilatus PC-12 é encantadora. Mesclando conforto, estilo, requinte e luxo, esse turbo-hélice tem grandes janelas e uma cabine notadamente iluminada, aumentando a sensação de amplitude dentro da aeronave. Um resfriamento de cabine melhor e menos ruído são garantidos pela distribuição do sistema de ar-condicionado e pelo forro do teto.

Assim, a experiência durante o voo não é apenas moderna e produtiva. Quem voa com o PC-12 pode, por conta dessa estrutura, utilizar as horas de voo para trabalhar ou descansar de forma confortável.

Além disso, todos os assentos apresentam reclinação total, encostos mais altos e espaço extra. A configuração permite acomodar oito passageiros, com quatro cadeiras em configuração de clube e outras quatro voltadas à dianteira do avião. Também é possível organizá-lo com nove poltronas ou em configurações de carga e transporte aeromédico. Um dos diferenciais de seus assentos é acabamento com o melhor couro produzido na Europa e a costura personalizada à mão.

Garantia de conforto com o PC-12

Além da beleza e do requinte, essa aeronave proporciona um nível de conforto acima de outras de categorias superiores. Seu piso, por exemplo, é inteiramente plano, permitindo ainda mais conforto durante longos voos. Da cabine, também é possível acessar o compartimento de bagagem, facilitando o manuseio das malas dos passageiros.

O avião conta, ainda, com um espaçoso lavatório privado na parte dianteira, permitindo que o espaço para as cargas seja ainda maior, evitando decisões difíceis na hora de arrumar a bagagem. A porta para o compartimento – do tamanho de um palete – é exclusividade do PC-12 entre os turbo-hélices.

Na aeronave estão disponíveis, ainda, amenidades como tomadas 110V, luzes de leitura nos assentos, uma cozinha parcialmente equipada, mesas dobráveis e estrutura para serviço de bordo.

Modernidade & Performance

O desempenho do Pilatus PC-12 é um dos seus principais destaques. Apesar de ser um turbo-hélice, o seu sistema de aviônicos é semelhante ao dos jatos executivos de alta qualidade. A aeronave tem piloto automático otimizado para estabilidade e suavidade, visão sintética e o Advanced Cockpit Environment (ACE), que auxilia no controle do avião.

Uma das prioridades do PC-12 é a segurança de voo. São diversas tecnologias nesse sentido, tais como: feedback tátil em ações incomuns, um modo especial de descida de emergência e um controle de alerta da tripulação, que conta com as ferramentas mais poderosas e intuitivas.

Em termos de navegação, nenhum turbo-hélice se equipara. Com ferramentas e recursos avançados, o PC-12 tem exibições gráficas aprimoradas, áudio 3D, mapas detalhados de movimento dos aeroportos, orientação da trajetória planejada no itinerário e até um sistema de Autothrottle Digital – sendo o primeiro turbo-hélice a incorporar essa tecnologia – que reduz a carga de trabalho do piloto e aumenta o controle de velocidade.

É outra novidade desta aeronave: um controlador com bordas de aderência para ajudar a estabilizar a mão do piloto, mesmo durante uma desafiadora turbulência. Todas essas características são possíveis graças à popularidade contínua do PC-12, acumulando milhões de horas de experiência.

E além da tecnologia da cabine, o avião possui o potente motor Pratt & Whitney – quando falamos de turbo-hélice, a confiabilidade do motor é ainda mais crítica do que a média. Este tem histórico inigualável, com recordes dos índices de segurança.

Ficha técnica do Pilatus PC-12

Conheça, a seguir, as especificações técnicas dessa aeronave líder no segmento de turbo-hélices monomotores.

Velocidade de cruzeiro: 537 km/h

Distância de decolagem: 758 metros

Motores: Pratt & Whitney Canada

Capacidade máxima para decolagem: 4.740 kg

Altitude máxima de operação: 30.000 pés (9.144 metros)

Alcance: Aproximadamente 3.400 km

Equipe de bordo: um piloto

Passageiros: 6 a 9

Volume de bagagem: 1,13 m³

Altura da cabine: 1,47 m

Compre seu jatinho com a Flapper

Quer ter um Pilatus PC-12 disponível sempre que for necessário? Então adquira o seu com a Flapper. Depois de se tornar referência no fretamento de táxi aéreo e jatos executivos no Brasil, nós ingressamos no mercado de venda e aquisição destas aeronaves – com o padrão de excelência ao qual nossos clientes já estão acostumados.

Além deste turbo-hélice, há dezenas de modelos de aviões e helicópteros disponíveis para comercialização na nossa plataforma que pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo. Dos menores às grandes aeronaves, você encontrará algo que se encaixe na sua necessidade.

Para isso, inclusive, poderá contar com apoio da Flapper, que presta serviços de consultoria aeronáutica. Esse processo serve para indicar ao cliente a melhor aeronave disponível para preencher as suas necessidades. Também somos responsáveis por negociar e concluir a aquisição, realizando as checagens necessárias e organizando a importação das aeronaves, quando necessário.

Além disso, os fretamentos seguem a todo vapor na nossa plataforma. São desde os voos compartilhados, passando pelas operações fixas, até a personalização completa do seu pedido. Navegue por todas as opções que a Flapper oferece e escolha aquela que melhor lhe serve. Nossa equipe está ansiosa para fazer a sua próxima viagem ou o sonho de adquirir uma aeronave tornarem-se realidade. Para mais informações, entre em contato por meio do link a seguir:

Our Services: Consultoria Aeronáutica, Venda de Aeronaves

See also

  • Quais são as empresas de táxis aéreos disponíveis no Brasil?

    See post
  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post