Tudo sobre o Hawker 400XP

Consultoria Aeronáutica / Tudo sobre o Hawker 400XP

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

A Hawker 400XP é uma pequena aeronave com dois motores turbofan. Com asa baixa e construção em metal, ela transporta cerca de oito passageiros em sua cabine pressurizada. Um de seus diferenciais é o arrasto minimizado, por conta do uso de um aerofólio projetado por computador.

Além do design diferenciado, a cabine espaçosa, a economia e a velocidade são alguns dos principais destaques deste popular light jet, um dos mais rápidos em sua categoria. Navegando a velocidades de mais de 800 km/h, pode atingir um alcance de quase 4.000 quilômetros.

O modelo 400XP está no mercado desde 2003, tendo evoluído a partir do Hawker 400, um jato desenvolvido ainda nos anos 1970. Em todas essas décadas, o modelo se consolidou entre as empresas e os usuários privados de táxi aéreo, se espalhando pelo mundo. Os modelos estão concentrados, sobretudo, nos Estados Unidos, no México e no Brasil, nesta ordem.

Cabine maleável e navegação simplificada

A cabine do Hawker 400XP acomoda, normalmente, até sete passageiros e conta com poltronas facilmente adaptáveis. A princípio, são quatro assentos em configuração de clube, duas voltadas para frente da aeronave, e duas dispostas de lado. Mas os próprios viajantes podem manuseá-las, já que elas viram em 180º. Assim, você pode interagir com todos a sua volta, facilitando viagens de trabalho e mantendo a produtividade, por exemplo. Há opção, ainda, para adaptar a aeronave e permitir o transporte de até nove pessoas.

Já as amenidades são muitas. Ainda para aqueles que buscam fazer da aeronave o seu escritório aéreo, as mesas dobráveis facilitam muito o aproveitamento do tempo e o sistema de ar-condicionado torna a experiência de voo mais agradável. A cozinha é parcial, mas há cafeteira e forno micro-ondas, permitindo que lanches sejam feitos com agilidade. O banheiro é totalmente fechado e tem uma pia no lavatório, garantindo a privacidade de todos.

O espaço em abundância também torna o voo mais confortável e facilita a viagem de clientes com muitas malas. Aqueles que são altos ficam mais à vontade em um ambiente com mais de 8,5 m³ e altura de 1,45 m. A capacidade de bagagem também é significativa, com 1,59 m³ de espaço.

O cockpit da tripulação também segue o mesmo padrão de qualidade. Há espaço para piloto e co-piloto, que podem contar com a linha de aviônicos Rockwell Collins Pro Line, tornando o comando do Hawker 400XP muito mais simples e efetivo, com visores multifuncionais e telas adicionais de navegação.

Desempenho e segurança garantidos

O Hawker 400XP é equipado com motores da renomada Pratt & Whitney Canada, com baixo consumo de combustível. Além de ser um dos modelos mais rápidos de sua categoria, ele leva menos de 20 minutos para decolar e elevar a sua altitude de cruzeiro a 37.000 pés, algo fora de possibilidade para a maioria dos concorrentes deste tamanho e desta faixa de investimento.

Em termos de segurança, este jato não fica para trás das melhores práticas do mercado, apresentando, por exemplo, um sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisão (TCAS II), um sistema de alerta de proximidade do solo aprimorado (EGPWS) e um sistema de diagnóstico integrado para maior confiabilidade e menores custos de manutenção, entre diversos outros features.

Ficha técnica: Hawker 400XP

Conheça os detalhes desta aeronave, uma das principais produzidas pela construtora estadunidense Hawker Beechcraft.

Tripulação: até 2 pilotos

Capacidade: entre 7 e 9 passageiros, a depender da disposição interior

Comprimento: 14,76 m

Envergadura: 13,36 m

Altura: 4,24 m

Peso vazio: 4.763 kg

Peso máximo de decolagem: 7.394 kg

Altura da cabine: 1,45 m

Largura da cabine: 1,50 m

Motores: 2  motores turbofan Pratt & Whitney Canada JT15D-5

Velocidade máxima: 866 km/h (Mach 0,78)

Velocidade de cruzeiro: 828 km/h 

Alcance: Aproximadamente 4.000 km

Altitude máxima: 13.700 m (45.000 pés)

Aviônicos: Rockwell Collins Pro Line

Flapper no mercado de venda de aeronaves

Há alguns meses, a Flapper expandiu sua atuação para outro setor: o de comercialização de aeronaves. Em nossa plataforma, você pode navegar por todas as opções de helicópteros e aviões disponíveis para venda – são diversos modelos, que cabem nos mais diferentes perfis de investimento e necessidades.

E com a nossa equipe a seu dispor, você terá auxílio desde o primeiro momento. Antes de tomar a sua decisão, oferecemos o serviço de consultoria aeronáutica, fazendo a busca e a seleção da melhor aeronave no mercado que dê conta das soluções desejadas pelo cliente. Além disso, ficamos responsáveis pela negociação, com suporte total para compra no Brasil ou no exterior.

Toda a burocracia é feita com o apoio da Flapper, que fará desde a recomendação da melhor estrutura jurídica e operacional para finalizar a compra até a visita física para inspeção preliminar do modelo escolhido. O serviço da nossa equipe também contempla indicação de pilotos, corretores, engenheiros e muito mais.

O processo é realizado com a segurança e a eficiência já costumeiras da Flapper, que há anos se consolidou como o primeiro e principal marketplace on-line sob demanda da aviação executiva no Brasil.

Além da possibilidade de aquisição de aeronaves, conosco você pode realizar fretamentos de jatos e helicópteros personalizando cada detalhe do itinerário. Em nosso site ou aplicativo você conhece cada um dos serviços oferecidos.

Para saber mais, entre em contato:

Our Services: Consultoria Aeronáutica, Venda de Aeronaves

See also

  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post
  • Quanto custa fretar um avião de linha aérea?

    See post