Viagem com Crianças: Dicas Essenciais e Melhores Práticas

Fretamentos / Viagem com Crianças: Dicas Essenciais e Melhores Práticas

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Durante o período de alta temporada e férias escolares, viagens com crianças tornam-se cada vez mais frequentes e até mesmo necessárias. Porém, apesar do período de descanso e de diversão ser tão importante para toda a família, a viagem com os pequenos requer uma série de cuidados importantes. 

Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas dicas que te auxiliarão na preparação da viagem e tornarão o momento em família ainda mais especial e tranquilo! 

Faça um Checklist

Uma prática muito adotada pelos pilotos dos aviões antes de cada procedimento do voo também pode ser feita ainda na sua casa: os checklists. Além de auxiliarem na organização de tudo o que for essencial para que a viagem seja tranquila, ajudarão também a relembrar produtos e objetos que garantirão o conforto da criança durante toda a viagem. 

Então, antes de arrumar as malas e separar todos os itens indispensáveis para a viagem, anote em um papel tudo o que for essencial e não pode ser esquecido. Roupas, fraldas, talcos, calçados, chupetas, mamadeiras, suplementos alimentares, remédios, pomadas… A lista pode ser grande, mas é imprescindível que nada deva ser deixado de lado. 

Após organizar as malas, com o seu checklist pessoal em mãos, verifique visualmente se os itens listados no papel estão separados e guardados e marque-os, sinalizando que foram devidamente separados. Assim, você terá a certeza de que não está esquecendo nada em casa! 

Monte um Pequeno Kit de Primeiros Socorros 

Durante o deslocamento da família, é normal que pequenos imprevistos ocorram. Pequenos machucados, indisposições de vários tipos ou até mesmo aquela comida que “não caiu tão bem”. Para evitar que essas situações não tornem a viagem ainda mais difícil, monte dentro da sua bagagem de mão um kit rápido de primeiros socorros. 

O seu kit não precisa ser uma mini farmácia, mas deve conter os principais medicamentos de uso comum em sua casa. Antialérgicos, antiácidos, analgésicos e curativos podem ser usados rapidamente e colaboram na redução dos sintomas de indisposições. Se as crianças necessitam de  remédios com uso contínuo, é importante que esteja identificado junto aos demais medicamentos da família para que seja rapidamente acessado em caso de necessidade. 

Cuidado Com a Alimentação Das Crianças

Por vezes, a alimentação no destino da viagem pode ser muito diferente daquelas às quais as crianças estejam acostumadas no dia a dia. Se a viagem for para um local distante, onde até mesmo o fuso horário pode interferir na alimentação, os impactos podem ser ainda mais sensíveis às crianças. 

Para evitar que a hora da alimentação seja um desafio, carregar consigo pequenos snacks saudáveis e frutas que agradam os pequenos pode ajudar bastante a reduzir o impacto das diferenças alimentares. 

Tentar manter uma rotina de horários das refeições semelhante ao que se adota em casa também é uma ótima prática para amenizar todas as diferenças sentidas por crianças quando estão longe dos locais de costume. 

Faça o Possível Para Tornar a Viagem Menos Entediante

Longas horas de voo podem ser entediantes e estressantes para crianças pequenas. Para que a viagem seja ainda mais prazerosa para toda a família, tornar o deslocamento mais tranquilo pode ajudar a evitar transtornos. 

Papéis, lápis de cor ou jogos educativos, além de estimularem as crianças nos mais valiosos sentidos, também colaboram na interação entre a família durante o voo. 

Desenhos, jogos e músicas em tablets ou celulares podem ser ótimos aliados para que a distração seja completa — mas devem ser utilizados sempre com moderação, para evitar o excesso de telas. 

Atente-se às Documentações Necessárias

Algumas cidades ou países exigem dos seus visitantes alguns documentos específicos para que o ingresso nessas localidades seja permitido. Por isso, antes da viagem começar, certifique-se que todos os formulários e certificados exigidos estejam atualizados e especialmente separados para cada membro da família. 

Para crianças, é muito importante que os cartões de vacinação e as certidões de nascimento estejam em posse da família. Se alguma vacina específica é exigida para a viagem, é muito importante conferir também se a criança é elegível para a vacina exigida e adequar-se às regras de cada local, evitando transtornos na chegada ao destino. 

Durante a pandemia, certificados de vacinação contra a COVID-19 e testes PCR também são itens obrigatórios, e cada localidade exige um tipo de comprovante. Vacinados ou não, confira junto às autoridades locais ou junto aos hotéis nos quais estarão hospedados quais são as exigências para cada visitante. 

Previna-se 

Ainda que todos os protocolos de segurança da Flapper sejam rigorosamente seguidos, a prevenção continua válida e é muito necessária para que a contenção da disseminação da COVID 19 aconteça. 

Leve consigo máscaras sobressalentes e álcool em gel, evitando levar as mãos ao nariz e à boca. Sempre que possível, lave as mãos com água corrente e sabão durante 30 segundos. 

Ensine também estes pequenos hábitos de higiene às crianças, para que elas estejam sempre cuidadosas. Higienizar as mãos e tomar todos os cuidados pode, sim, ser um momento muito divertido!

Our Services: Fretamentos

See also

  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post
  • Quanto custa fretar um avião de linha aérea?

    See post
  • Quanto custa fretar um jato privado para a Agrishow?

    See post