Phenom 300: Tudo sobre o light jet mais vendido do mundo

Venda de Aeronaves / Phenom 300: Tudo sobre o light jet mais vendido do mundo

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Um dos jatos mais vendidos de todos os tempos tem DNA brasileiro: estamos falando do Embraer Phenom 300, um fenômeno entre os jatos leves desde que começou a ser fabricado, em 2009. Poucos anos depois de ser lançado, ainda em 2012, essa aeronave tornou-se a mais vendida em sua categoria.

Números recentes da General Aviation Manufacturers Association (GAMA), associação estadunidense que reúne fabricantes do setor, indicaram que em 2021 o Phenom 300 foi o bimotor a jato mais entregue do mundo, tornando-se o modelo mais vendido pelo décimo ano consecutivo em sua categoria. 

Como destaques do Phenom 300, podemos apontar os equipamentos aviônicos de última geração (baseados no sistema Garmin G3000), seus bancos de couro reclináveis com encosto de cabeça e apoio para braços (quatro deles em modalidade club seating), o lavatório fechado na parte traseira, a altura de cabine com 1,5 m e o amplo compartimento de bagagens com mais de 2 m³. 

O espaço da cabine é generoso e o interior revolucionário, com um amplo compartimento de bagagens e aprimoramento para redução de ruído. Além disso, é a aeronave bimotor de maior alcance em produção, atingindo velocidade de até Mach 0,80. 

Se o assunto for performance ou durabilidade, podemos apontar os potentes motores Pratt & Whitney Canada PW535E. Já a projeção de sua vida estrutural é de 28 mil ciclos de voo ou de 35 mil horas. Em resumo, o Phenom 300 combina conforto, performance e tecnologia inigualável, sendo inteligentemente projetado para se tornar a sua segunda casa.

Melhorias constantes

Esse é um dos conceitos seguidos à risca pela Embraer, fabricante do Phenom 300. Foi essa mentalidade da construtora que tornou este o jato executivo de maior sucesso na última década e o jato monopiloto mais rápido e de maior alcance entre todos, entrando na wishlist de boa parte das pessoas ao redor do mundo.

Phenom 300 disponível para compra no departamento de Acquisitions da Flapper

Isso também se deve à união entre tecnologia e ergonomia, refletida na cabine de comando de última geração, sensível ao toque e programada para antecipar todas as necessidades do piloto, minimizando sua carga de trabalho e a fadiga. Nesse sentido, o seu The Synthetic Vision System (sistema de visão sintética) serve para enxergar aquilo que escapa aos olhos; enquanto o sistema de detecção e alerta indica se uma aproximação for muito íngreme ou muito rápida – uma exclusividade Embraer, única construtora a desenvolver esse tipo de tecnologia. 

Além disso, ferramentas como planejamento de voo gráfico, navegação vertical, alerta de windshear, radar meteorológico, supressão de interferência no solo e detecção de turbulência fornecem ainda mais consciência situacional. E o design das telas sinóticas da aeronave e os aviônicos criam uma interface instintiva para o piloto.

Desenvolvimento

A criação deste light jet tem relação com o sucesso que o Embraer Phenom 100 fez previamente. A ideia da companhia era contemplar os clientes que mais gostavam dessa aeronave, planejada para quatro passageiros, mas que também queriam aproveitar a experiência com uma versão parecida, mas com mais assentos.

Seu desenvolvimento começou ainda em 2005, embora o primeiro voo tenha ocorrido em 2008 e a comercialização em dezembro de 2009, quando a primeira unidade foi entregue na sede da Embraer no interior de São Paulo, mais especificamente em São José dos Campos. 

Em janeiro de 2020, o Phenom 300 ganhou uma nova versão, com mais velocidade e um novo motor. Sua cabine tornou-se mais silenciosa e espaçosa, com uma nova opção premium de interior. Nesta edição, estão disponíveis os mais recentes desenvolvimentos da Embraer, como detalhes em fibra de carbono e um estilo de acabamento exclusivo. 

Também houve aprimoramentos tecnológicos como um upgrade de aviônicos, conectividade 4G (via Gogo Avance L5 com cobertura para os Estados Unidos) e conectividade via satélite para as demais regiões do mundo. Este modelo repaginado conta, ainda, com uma configuração personalizada para emergências médicas. 

Ficha técnica do Phenom 300

Conheça os detalhes da aeronave disponível para venda no departamento de Acquisitions da Flapper.

Velocidade de cruzeiro: 859 km/h

Velocidade máxima de operação: Mach 0,80

Distância de decolagem: 978 metros

Motores: Pratt & Whitney PW535E

Capacidade máxima de carga: 1.196 kg

Altitude máxima de operação: 45.000 pés (13.716 metros)

Alcance: 3.723 km

Equipe de bordo: um ou dois pilotos

Passageiros: 9 (Caso a operação seja feita com um piloto e o assento do co-piloto esteja vago, pode subir para 10)

Volume de bagagem: 2,4 m³

Altura da cabine: 1,50 m

Adquira o seu Phenom 300 com a Flapper

Depois de se consolidar como o primeiro marketplace online de aviação privada do Brasil, a Flapper expandiu a sua atuação para um novo ramo: o de venda de jatos e helicópteros. Entre os diversos modelos disponíveis, está o Embraer Phenom 300. 

Neste novo departamento, o diferencial da Flapper permanece o mesmo: a busca incessante pelo alto padrão de execução e profissionalismo. Aqui, isso se reflete na atuação diferenciada de nossa equipe na hora da aquisição e comercialização das aeronaves, facilitando o processo, sem renunciar à segurança. 

Além disso, a Flapper oferece: consultoria no processo de pré-venda, buscando entender quais são as necessidades de seus clientes; verificações completas das aeronaves antes da conclusão do processo; e a transferência internacional dos aviões e helicópteros vendidos. 

As aeronaves disponíveis atualmente para venda podem ser consultadas em nosso site ou aplicativo. São modelos para todos os gostos e níveis de investimento. Que tal adquirir o seu? Para mais informações, entre em contato com nossa equipe:

Our Services: Venda de Aeronaves

See also

  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post
  • Quanto custa fretar um avião de linha aérea?

    See post