Qual É A Velocidade Mínima Em Que Uma Aeronave Executiva Pode Voar?

Fretamentos / Qual É A Velocidade Mínima Em Que Uma Aeronave Executiva Pode Voar?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Quando pensamos em aviação executiva, imediatamente vem à nossa mente noções de velocidade. Afinal, esse meio de transporte que tanto gostamos percorre distâncias colossais em poucas horas graças a rapidez com que cruzam os ares. Sempre nos questionamos até que ponto chega a potência desses aviões, mas poucas vezes falamos sobre o inverso: qual é a velocidade mínima em que uma aeronave executiva pode voar?

Todas as respostas – em termos de setor aéreo – são complexas e essa não é diferente. Não há um número equânime que funcione para todos os aviões, pois a sua velocidade mínima dependerá do seu tipo, tamanho, peso e dos passageiros (ou cargas). Outras variáveis também podem afetar esse índice mínimo como a altitude do aeródromo, a temperatura e a umidade e a densidade do ar.

De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação). Já o Cessna 152, um avião pequeno e utilizado sobretudo para instrução, se mantem voando a 79 km/h (43 kn).

Velocidade de Estol

Para entender melhor a dinâmica, é preciso saber que na aviação há diversas medições distintas para velocidades e que cada uma delas deve ser levada em consideração nos diferentes comandos. Além da velocidade indicada, há a calibrada, a verdadeira, a em relação ao solo, a de decolagem, a de pouso etc.

A mais relevante, para a questão da velocidade mínima em que uma aeronave executiva pode voar, é a velocidade de estol. Este ritmo é diferente para cada avião e vem indicado nos manuais de instruções. Trata-se do menor índice possível para que o piloto consiga, ainda, manter o controle do voo.

Além das indicações dos próprios fabricantes, as companhias aéreas e de táxi aéreo muitas vezes optam por adicionar uma margem de segurança sobre o que determina o manual. Assim, ainda que o voo atinja esta velocidade baixa, ele ainda estará alguns km/h acima de uma velocidade que represente riscos.

Por questões de segurança, aliás, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que a velocidade de estol não seja utilizada em voos normais, mas somente em treinamentos sem passageiros. Os pilotos, desde suas primeiras instruções, aprendem a lidar com essa situação.

O cálculo da velocidade de estol está diretamente ligado ao coeficiente de sustentação das aeronaves, que mostra se o avião tem condições de permanecer no ar. Quanto maior a velocidade empregada, mais sustentação será gerada, mantendo o voo em perfeitas condições.

Se o avião voa abaixo desse limite, há perda de sustentação e ele irá “estolar”. Na prática, sua inclinação será afetada e a passagem do ar pelas asas, que mantêm o avião sustentado, será prejudicada. Dessa maneira, a aeronave começará a cair.

Não há, porém, motivos para preocupação, pois os aviões jamais chegam próximos dessa velocidade e, como citado, as companhias aéreas e de táxi aéreo tomam mais precauções do que indicam as fabricantes. Em caso de pane durante o voo, os pilotos estão preparados para manter o avião planando para uma descida mais longa e segura.

Velocidades Mínimas da Aviação Executiva

Agora que você já sabe as complexidades que envolvem o tema, conheça algumas das aeronaves com as quais a Flapper atua e confira a velocidade mínima em que elas podem voar.

Cessna Caravan Grand: mais do que sofisticação, este avião prioriza utilidade e flexibilidade. Sua cabine tem design simples, geralmente dividida em três fileiras duplas e outros três assentos individuais. Incorporando as melhores características dos Cessnas anteriores, o Caravan Grand pode voar por cerca de cinco horas com potência máxima de cruzeiro. Sua velocidade de estol é 113 km/h (61 kn).

Pilatus PC-12: considerado como a Mercedes dos turboélices monomotores, o PC-12 tem velocidade de estol de 124 km/h (67 kn). Quem voa com um destes conhece uma combinação única de velocidade, conforto e segurança na categoria. Trata-se de uma aeronave versátil, ideal para escapadas de fim de semana ou voos de curta distância para equipes corporativas.

Beechcraft King Air C90: este turbo-hélice é pequeno, mas requintado. Não à toa, é o mais popular de sua categoria em voos executivos de curta e média distância. Sua velocidade mínima é de 145 km/h (78 kn). É principalmente louvado por sua segurança, economia e capacidade de pousar em pistas não-pavimentadas – tudo isso com um interior espaçoso para até seis passageiros.

Learjet 31A: se o PC-12 é a Mercedes, o 31A é o “Porsche do céu”, podendo subir a uma altitude de 14 km em apenas 28 minutos, superando qualquer jato particular do nível popular. Poderoso e seguro, este avião tem velocidade de estol de 156 km/h (84 kn).

Hawker 850XP: esta aeronave conta um luxuoso arranjo de club seating, com amplos e ajustáveis assentos e muito espaço para os pés, comportando até nove passageiros. Tem velocidade de estol de 170 km/h (92 kn) e é uma excelente opção para itinerários de cross-country. Amplo e confortável, trata-se de um jato ideal para viagens de negócios e lazer.

Embraer Phenom 100: fabricado no Brasil, este jato é inteligentemente projetado para acomodar confortavelmente quatro passageiros, tendo a maior cabine e as maiores janelas de sua classe. É ideal para viagens de negócios por conta de suas grandes mesas, que tornam qualquer reunião confortável e produtiva. Sua velocidade mínima é de 180 km/h (97 kn).

Voe com a Flapper

Essas são apenas algumas de nossas opções. Para conhecer outras, basta acessar nosso site ou aplicativo e informar detalhes de sua viagem – como aeroportos de embarque e desembarque, horários e datas. Assim, você saberá em detalhes todas as aeronaves disponíveis para o seu trajeto e poderá escolher a que melhor se encaixa na sua preferência.

E fique tranquilo, pois nossos voos procedem em alta velocidade, te levando com agilidade até onde você precisa estar. Sempre, claro, seguindo todos os padrões de segurança determinados pelas autoridades e trabalhando com os melhores parceiros.

Voe com a Flapper para uma experiência descomplicada, rápida e confortável. Para mais informações, converse com nossos representantes.

whatsapp

Our Services: Fretamentos

See also

  • É seguro voar em um avião pequeno?

    See post
  • Relato de voo: Brasilía – Punta del Este

    See post
  • Flapper ganha seu primeiro prêmio de tecnologia e processos de gestão

    See post