O que é um FBO na aviação executiva?

Notícias / O que é um FBO na aviação executiva?

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

FBO é um dos termos mais ouvidos na aviação executiva. Normalmente, associamos essa sigla aos aeroportos, principalmente, aos locais onde os voos privados operam. No entanto, é um conceito mais amplo. Abaixo explicamos.

FBO significa Fixed-Based Operator, em português Operador Baseado Fixo. Eles são compostos por duas áreas. O primeiro é um terminal aéreo privado para o embarque e desembarque de passageiros. O segundo é composto por serviços aeronáuticos, como hangares de aeronaves, manuseio e área de operações de voo.

Como em qualquer aeroporto, no terminal de um FBO, os passageiros têm uma infraestrutura completa e serviços para sua viagem. Eles têm acesso a balcões de check-in privados, salas de espera confortáveis, lounges VIP, espaços para reuniões ou co-working, serviços de alimentação e bares, entre outros. Os terminais têm sua própria segurança, imigração e alfândega. Desta forma, os usuários da aviação executiva podem viajar com total privacidade e velocidade, evitando longas filas ou esperando em aeroportos.

Os serviços aeronáuticos variam dependendo das necessidades da operação ou do cliente. Basicamente, todos os serviços de assistência variam dependendo da aeronave, operação, tempo gasto no solo, destino, características dos passageiros e número de viajantes. Podemos dividi-los em dois grupos: aqueles serviços que dão suporte a tripulação e os passageiros, e aqueles que são dedicados exclusivamente às aeronaves, como carregamento de combustível, hangar, manuseio, manuseio de bagagem, gerenciamento de resíduos, catering, etc.

Todos os aeroportos têm um FBO?

Não necessariamente. Os FBOs geralmente estão localizados nos principais aeroportos ou naqueles com um número significativo de voos corporativos, separados do terminal geral para viajantes de companhias aéreas.

À medida que a aviação privada cresce no mundo, mais e mais aeroportos estão incorporando o conceito FBO. Na América Latina, os aeroportos com maior número de FBOs são Toluca na Cidade do México (11 FBOs), Pampulha em Belo Horizonte (10 FBOs), Congonhas em São Paulo (7 FBOs), El Dorado em Bogotá (7 FBOs), San Fernando no norte de Buenos Aires (7 FBOs) e Santiago do Chile (6 FBOs).

Nos aeroportos que não possuem FBO, o embarque/desembarque é realizado na mesma plataforma. Alguns podem oferecer instalações e serviços de handling mediante solicitação, mas esses serviços não devem ser confundidos com um FBO.

Quanto custa o serviço de FBO?

Buscando oferecer a melhor experiência de viagem exclusiva aos nossos clientes, na Flapper fazemos parcerias com diferentes operadores aéreos de alto nível que nos permitem oferecer serviços FBO. Apenas para referência, o custo de um serviço FBO para um simples voo doméstico em um jato leve Citation CJ3 (com manuseio e recepção de passageiros) pode ser tão baixo quanto USD 200 para o Brasil e USD 300-500 no Chile.

Quando você reserva um voo através de Flapper, na maioria dos casos incluímos o preço do FBO. Os clientes que compram pernas vazias a preços ultra baixos, às vezes podem ser solicitados a desembarcar na plataforma, mas uma van cuidará de transportá-las diretamente para o terminal.

Abaixo, desfrute de exemplos de algumas das rotas mais populares das Américas equipadas com uma maravilhosa infraestrutura FBO. Os preços variam dependendo da aeronave e dos passageiros:

Miami Opa Locka [KOPF, OPF] – Cancún International [MMUN, CUN]

New York – Newark Liberty International [KEWR, EWR] – Los Angeles Van Nuys [KVNY, VNY]

Mexico City – Toluca [MMTO, TLC] – Cartagena International [SKCG, CTG]

Bogotá El Dorado International [SKBO, BOG] – São Paulo Catarina [SBJH, JHF]

Santiago de Chile [SCEL, SCL] – Buenos Aires San Fernando [SADF, FDO]

Quando você realiza uma cotação com a Flapper, nós mostramos todos os detalhes. Além disso, nossa equipe de Trip Support cuidará de todos os detalhes para tornar sua viagem perfeita e de acordo com as expectativas.

Em nosso site www.flyflapper.com ou aplicativo, você sempre pode encontrar uma variedade de voos. Visite-nos e agende sua viagem às suas necessidades com a experiência que você sempre sonhou.

Perguntas e Respostas

Sempre que viajar com a Flapper, terei que usar um FBO?

A maioria dos nossos voos incluem o preço de um FBO. Naqueles que não estão incluídos, a operação é realizada a partir da plataforma, mas com a assistência correspondente. Todos os detalhes da viagem estão sempre incluídos na cotação feita para que você saiba com antecedência se o seu voo sai ou não de um FBO. Se quiser usar um, podemos ajudá-lo.

É obrigatório usar um FBO?

Depende das regras de cada aeroporto. Em alguns casos, é. Em outros, a operadora vai coordenar os serviços de assistência para atender os passageiros.

Posso usar um FBO para voos internacionais?

Sim. A maioria dos FBOs têm serviços de imigração, segurança e alfândega para lidar com voos privados internacionais. Ao contrário dos terminais de passageiros, no FBO esses serviços não possuem longas filas e funcionam sob demanda para que você possa realizar os procedimentos rapidamente.

Posso deixar meu carro em um FBO?

95% dos FBOs têm estacionamento privado para seus clientes. Uma das vantagens oferecidas por essa opção é ter todas as facilidades para que os viajantes possam aproveitar ao máximo sua viagem sem contratempos.

Estou com pouco tempo. Posso trabalhar e fazer reuniões no FBO, enquanto espero o horário do meu voo?

Quase todos os FBOs oferecem salas VIP ou de reunião com acesso à internet. Dessa forma, os viajantes podem se conectar antes do voo ou ter reuniões em total privacidade.

Os FBOs só funcionam para aviões?

Não, os FBOs atendem sem distinções a todos os tipos de aeronaves, incluindo helicópteros.

Como saber qual FBO vai servir meu voo ou qual aeronave?

A equipe do Trip Support da Flapper cuidará desses detalhes. Os FBOs são geralmente habilitados para diferentes tipos de aeronaves, dependendo do seu tamanho e equipamento. Eles podem receber de pequenos helicópteros até aeronaves a jato de grande capacidade.

Quais são alguns dos serviços oferecidos por um FBO?

Para os passageiros, os FBOs costumam ter portaria, balcões de check-in exclusivos, salas de espera, salas VIP, salas de conferência ou reunião, espaços de co-working, conexão com a internet, fax, xerox, estacionamento, coordenação de transporte para passageiros e tripulações, jornais e revistas, refeitório, refeições, bar. Além disso, eles podem ter serviços de imigração e alfândega para voos internacionais.

Para aeronaves, são oferecidos os serviços de abastecimento, catering, gestão de resíduos, limpeza, reparo interno, hangar sob demanda, unidade de energia terrestre e serviços de rampa. No caso das tripulações, eles têm banheiros para pilotos, operações de voo e escritório de meteorologia, entre outros.

Our Services: Notícias

See also

  • Quais são as empresas de táxis aéreos disponíveis no Brasil?

    See post
  • Quanto tempo leva para ir de helicóptero para Angra dos Reis?

    See post
  • Relato de voo – Santiago – Córdoba

    See post